Tecnologia

Layers 2 do Bitcoin crescem à medida que o halving se aproxima

O Bitcoin tem sido o protagonista nas manchetes do mundo das criptomoedas ultimamente, e não é para menos. Mesmo deixando de lado a aprovação histórica da SEC de vários ETFs spot de Bitcoin em janeiro, os entusiastas do BTC têm muito o que celebrar, com o valor do ativo crescendo quase 15% nas últimas duas semanas.

Com o quarto halving quadrienal se aproximando, o ecossistema de Layers 2 (L2) do Bitcoin também está desfrutando de um momento de destaque, superando vários marcos significativos que destacam o apelo das soluções construídas na rede de Satoshi.

Finalmente, os apoiadores da criptomoeda têm mais do que a narrativa do “ouro digital” para comemorar: as soluções DeFi baseadas em Bitcoin estão provando ser um sucesso estrondoso.

Assim como no Ethereum, as Layer 2 do Bitcoin funcionam sobre a cadeia principal com o objetivo de aumentar sua capacidade de processar transações. Essas redes auxiliares e os dApps que elas suportam, essencialmente, ampliam a arquitetura do Bitcoin e ampliam o apelo de seu ecossistema.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Layers 2 do Bitcoin

Quando o DeFi decolou em 2020, a atividade no Ethereum explodiu e uma série de Camadas 2 (Arbitrum, Optimism etc.) posteriormente apareceram, oferecendo maior throughput, custos mais baixos, especialização em cadeias e utilidade de dApps. A ideia de que as Layer 2 do Bitcoin poderiam seguir uma trajetória semelhante é inegavelmente atraente para os maximalistas do BTC.

Embora as Layer 2 do Bitcoin estejam em um estágio muito anterior ao que vemos no Ethereum, elas estão crescendo a uma taxa rápida. Os pagamentos na Lightning Network, uma das soluções L2 mais conhecidas projetadas para aliviar a carga na blockchain principal, cresceram mais de 1200% em dois anos. O recente hype em torno do BTC também trouxe outros desenvolvimentos significativos.

O Stacks, uma rede de Layer 2 que permite contratos inteligentes e dApps usar o Bitcoin como uma camada base segura, foi um dos grandes vencedores. O Valor Total Bloqueado (TVL) no Stacks ultrapassou máximos históricos em janeiro, atingindo US$ 63 milhões no dia em que os ETFs foram aprovados. Outro projeto L2, Rootstock, também atingiu seu maior TVL em dois anos.

O surgimento de projetos que avançam a utilidade da rede por meio de soluções sofisticadas de L2 parece destinado a desbloquear novos casos de uso para BTC e acelerar a demanda pelo ouro digital. Se as Layer 2 baseadas em Bitcoin conseguirem replicar aquelas que surgiram do Ethereum, os próximos 18 meses prometem ser de muita alta para o BTC.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.