Categorias Notícias

Layer 2 do Ethereum supera a rede principal

A Arbitrum, uma das principais soluções de layer 2 do Ethereum, superou a rede principal em transações diárias. O fato marcou a primeira vez que uma solução de escalabilidade para o ETH ultrapassou o layer 1, revelando a importância das layer 2 para o desenvolvimento do ecossistema de contratos inteligentes do Ethereum.

A rede Arbitrum, que funciona como um rollup do tipo sidechain no Ethereum, processou 1,1 milhão de transações na quarta-feira, 22 de fevereiro, enquanto a rede principal teve uma média de 1,08 milhão.

Embora essa média tenha se mantido no Ethereum, que está entre 1 milhão e 1,18 milhão de transações diárias até agora neste ano, a Arbitrum teve um crescimento exponencial em sua rede. A Arbitrum, junto com o Optimism, outro rollup do Ethereum, já estão processando cerca de um quarto do total de transações na rede.

Layer 2

Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, a rede Arbitrum passou 640 mil transações para mais de 1,1 milhão. Um crescimento de mais de 71% em apenas 3 dias. Ainda não está claro o que motivou este aumento repentino nas transações na Arbitrum, porem analistas apontam que o crescimento não deve dar sinais de retrocesso já que ele ajudar a popularizar as soluções de layer 2.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Recentemente, a MetaMask, uma das carteiras mais usadas dentro do ecossistema Ethereum, adicionou suporte para troca de tokens rollup como Arbitrum e Optimism.

Seguindo a tendência de criação e desenvolvimento de layers 2 para o Ethereum, recentemente a Coinbase anunciou o lançamento de sua própria solução de layer 2 , a Base, que terá como base a Optimism.

O anúncio da Coinbase ajudou a impulsionar o token, OP que subiu 16% nas últimas 24h, e atingiu um pico pouco acima de US$ 3.

As soluções de camada 2 são projetadas para tornar as transações mais rápidas e baratas do que em seus respectivos blockchains de camada 1, como Ethereum, onde as taxas costumam aumentar em tempos de pico de demanda da rede.

Para o Optimism, isso é feito processando inicialmente as transações em uma cadeia separada, antes de finalmente liquidar essas transferências na rede principal em lotes chamados “rollups”.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.