Categorias Notícias

Kraken: Tokens DeFi caem 71% e lideram desvalorizações em abril

O mês de abril não foi negativo exclusivamente para o Bitcoin (BTC), mas também para as finanças descentralizadas (DeFi). Conforme dados de um relatório da exchange Kraken, os tokens DeFi registraram as maiores perdas do mês.

Na média, os tokens do setor de DeFi tiveram perdas de 34% em abril, contra 33% dos projetos de Camada 1 de blockchains. Em contrapartida, as criptomoedas e tokens de exchange registraram o melhor desempenho do mês.

Retiradas em nível recorde

Além das perdas de valor, o mercado de DeFi também liderou as perdas em termos de retirada de recursos. Foram mais de 71% em retiradas médias feitas pelos investidores em abril. Como resultado, o valor total alocado (TVL) saiu de quase US$ 80 bilhões para US$ 72 bilhões, queda de 10%.

Entre as perdas individuais, o protocolo RUNE foi o que mais sofreu, com perdas de 51%, enquanto a menor perda foi de 22%. Quanto aos protocolos de Camada 1, três protocolos caíram 34% em abril: Solana (SOL), Avalanche (AVAX) e Near Protocol (NEAR).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Houve queda nas receitas dos protocolos, que são obtidas cada vez que um usuário realiza atividades financeiras e paga taxas. Segundo a Kraken, a queda provavelmente ocorreu quando os preços dos token caíram e os juros foram atingidos. Então os usuários reduziram as atividades, diminuindo as taxas.

Nesse sentido, a exchange descentralizada (DEX) SushiSwap registrou uma queda de 29% na receita, enquanto a Balancer teve o pior desempenho (66%). Seus respectivos tokens – SUSHI e BAL – perderam 45% e 18% de valor no mês passado, respectivamente.

Em meio às perdas, os protocolos Curve (CRV) e Uniswap (UNI) foram os únicos projetos a registrar ganhos de receita. O Curve teve ganhos de 51% a mais em abril na comparação com março, ao passo que a Uniswap registrou 13% a mais.

Todavia, os fortes fundamentos não conseguiram atrair compradores, o que fez os tokens das redes caírem. Dessa forma, o CRV e o UNI tiveram perdas de 15% e 34% no mês passado, respectivamente.

Desempenho dos protocolos DeFi em abril. Fonte: Kraken.

Criptomoedas-meme e tokens de exchange sofrem menos

As criptomoedas-meme e tokens de exchange também sofreram, mas as quedas foram menores do que nas DeFi. Na média, as criptomoedas perderam 19% de valor em abril e os tokens de exchange registraram as menores quedas (13%).

Quem superou a tendência de baixa foram as criptomoedas com foco em privacidade, como Monero (XMR) e Zcash (ZEC). A média de ganhos desse setor atingiu 16% .

O setor de tokens não fungíveis (NFT) não registrou aumento de usuários em abril, mas as negociações no mercado aumentaram. Isto é, os usuários realizaram mais transações em abril em comparação com meses anteriores. De acordo com a Kraken, os volumes diários médios aumentaram 40%.

A Yuga Labs liderou o mercado através das suas coleções Bored Ape Yatch Club (BAYC) e Mutant Ape (MAYC), ocupando o primeiro e o segundo lugar. Em seguida veio a coleção CryptoPunks, que caiu da segunda para a terceira posição.

Leia também: Lançamento oficial do Crypto Unicorns na Polygon Network

Leia também: Fed e correlação com Nasdaq levaram BTC a cair quase 10%; entenda

Leia também: Misturador de criptomoedas que lavou ativos da Ronin do Axie Infinity é sancionado pelos EUA

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.