Segurança

Kim Kardashian ganha processo de investidores após promover golpes de criptomoeda

A modelo Kim Kardashian venceu na Justiça um processo de autoria de investidores que se disseram lesados por um golpe de criptomoedas promovido por ela e por outras celebridades, o Ethereum Max (EMAX).

Nesta semana, o juiz federal da Califórnia, responsável pelo caso, absolveu Kardashian e os outros citados, como, por exemplo, o boxeador aposentado Floyd Mayweather Jr., e o membro do Hall da Fama da Associação Nacional de Basquete (NBA), Paul Pierce, afirmando que as alegações eram insuficientes.

Os autores da ação, aberta em janeiro deste ano, alegaram que sofreram danos após seguir a indicação de investimento dessas pessoas.

Caso de promoção de golpe com cripto por famosos

De acordo com o juiz Michael Fitzgerald, não ficou claro se os reclamantes tinham visto as promoções específicas compartilhadas pelas celebridades. Além disso, o juiz disse que os investidores devem “agir razoavelmente antes de basear suas apostas no zeitgeist do momento”. Vale ressaltar que os autores do processo podem recorrer da decisão.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Kim Kardashian entrou na mira dos reguladores ao promover a Ethereum Max no início de setembro deste ano. Na ocasião, a socialite dos EUA fez um post em sua conta no Instagram divulgando o token em questão. Além disso, o post também continha um link para o site do Ethereum Max. No site, havia instruções para potenciais investidores comprarem os tokens EMAX.

Contudo, Kardashian não divulgou que recebeu US$ 250 mil para fazer uma publicação sobre o EMAX em sua conta do Instagram.

No processo em questão, o juiz disse que o tribunal reconhece que esta ação “levanta preocupações legítimas sobre a capacidade das celebridades de persuadir prontamente milhões de seguidores sem discernimento a comprar óleo de cobra com facilidade e alcance sem precedentes”.

Apesar disso, o juiz decidiu indeferir o pedido. Isso porque os autores não foram capazes de fornecer fatos suficientes.

“Embora a lei certamente imponha limites a esses anunciantes, ela também espera que os investidores ajam de forma razoável”, disse o juiz.

Kardashian teve que pagar multa à SEC pelo caso

Apesar de o juiz ter absolvido Kardashian e os outros citados no processo, a socialite teve que pagar o equivalente a R$ 7 milhões à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em outubro deste ano pela promoção do golpe.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a SEC informou que o token EMAX, promovido pela empresária, é, na verdade, um esquema de pirâmide que promete rentabilidade “garantida” para aplicações em criptomoedas. O valor da multa equivale a 20% do que a empresária recebeu para promover o esquema.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.