Economia

Justiça de Delaware vai investigar caso de falso ETF de XRP

O Departamento de Justiça do estado de Delaware está investigando o falso pedido de um fundo negociado em bolsa (ETF) de XRP à vista, registrado naquele estado. O pedido em questão sugeria que a BlackRock, uma gigante de gestão de ativos, estava preparando o lançamento de um fundo negociado em bolsa para a criptomoeda da Ripple.

Conforme noticiou o CriptoFácil, o pedido falso foi semelhante a um pedido legítimo que a BlackRock apresentou na semana passada para um ETF de Ethereum à vista. A solicitação de um ETF de XRP, que ainda estava disponível no site na terça-feira à tarde, incluía o nome da BlackRock e de seu diretor-gerente, Daniel Schwieger.

A aparição desse pedido no site oficial de registro de fundos de investimento de Delaware impulsionou o preço do XRP. O criptoativo chegou a saltar mais de 15% após a disseminação da informação falsa. No entanto, quando saiu a confirmação de que era uma notícia falsa, o mercado devolveu toda a alta e o XRP caiu.

De acordo com dados do CoinGecko, o criptoativo da Ripple registra queda de quase 4% nas últimas 24 horas. No momento da redação desta matéria, o XRP está custando US$ 0,62.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Gráfico de preço do XRP nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

Investigação sobre falso pedido de ETF de XRP

Um porta-voz do Departamento de Justiça de Delaware disse à imprensa que o assunto foi para investigação do departamento.

“Nosso único comentário é que este assunto foi encaminhado ao Departamento de Justiça de Delaware”, disse o porta-voz.

O pedido falso levantou questões sobre a facilidade para solicitar um Trust com um nome e uma entidade falsos. De acordo com o site de Delaware, existem sete etapas para formar uma nova entidade empresarial. Todas as etapas podem ser realizadas através do preenchimento de formulários PDF interativos no site.

O requisito mais importante parece ser que uma entidade deve obter um agente registrado no Estado de Delaware, que pode ser um residente ou uma entidade empresarial legalmente autorizada a fazer negócios no estado.

O autor do pedido falso de ETF XRP à vista pode ter tido várias motivações. Uma possibilidade é que a pessoa estivesse tentando manipular o preço do XRP. A investigação do Departamento de Justiça de Delaware determinará as verdadeiras motivações do autor do pedido falso, ou então, revelará se foi apenas um erro.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.