Categorias Notícias

Juiz ordena que Craig Wright compareça em audiência na Flórida

Um juiz da Corte Distrital do Sul da Flórida ordenou que Craig Wright comparecesse à Flórida, Estados Unidos, nesta segunda-feira, 17 de junho, ou fosse desrespeitado o tribunal. De acordo com o portal de notícias Bitcoin.com, a intimação é relativa ao processo Kleiman versus Wright.

Segundo o processo, Wright teria supostamente roubado de cerca de 300 mil Bitcoins de Kleiman em um operação de mineração da criptomoeda ainda nos primórdios da rede. Wright descreveu um método muito complexo de dividir chaves usando uma forma do algoritmo Shamir’s Secret Sharing (SSS) em um modelo de confiança cega.

O caso é bastante complexo e envolveu até outros ex-membros do Bitcoin Core, como o ex-desenvolvedor Jeff Garzik.

A ação

A ação começou em fevereiro do ano passado, quando os representantes do agora falecido Dave Kleiman acreditaram que sua herança foi desviada por Wright. No mês passado, Wright recebeu ordens para produzir uma lista de todos os endereços de Bitcoin que possuía em dezembro de 2013. No entanto, o auto-intitulado Satoshi Nakamoto não forneceu todos os endereços e explicou ao tribunal que os métodos usados ​​na chamada confiança cega tornam complicada sua obtenção.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Dr. Wright não conhece os endereços públicos do Bitcoin detido pelos trusts (ou seja, os Bitcoin minerados pelo Dr. Wright em 2009, após o bloco 70, até 2010)”, afirmaram os advogados de Wright na semana passada.

Na última sexta-feira, 14 de junho, o tribunal proferiu uma moção para compelir, o que significa que os queixosos consideraram as respostas anteriores de Wright insuficientes. A moção tenta forçá-lo a responder perante o tribunal como alavanca para que ele prove a existência dos endereços.

Stephen Palley, um advogado que comenta frequentemente sobre casos envolvendo criptoativos, explicou no Twitter que ele acredita que Wright poderá ser punido caso não atenda ao tribunal.

“Escute, não tenho ideia de quem é Satoshi Nakamoto, mas posso dizer que o tribunal não está comprando o que esse cara (Wright) está vendendo e está criando um forte incentivo para que ele seja punido”, acrescentou Palley.

Possíveis sanções

A última moção deu a Wright muito menos espaço de manobra no que diz respeito à não conformidade de suas declarações. Não cumprir as novas demandas pode ser uma ofensa punível ou piorar a situação para sua defesa.

Além disso, Wright também foi solicitado para uma audiência e um segundo depoimento que acontecerá em 28 de junho. A ordem do demandante usa alguns argumentos fortes contra a recente descrição de confiança cega da Wright envolvendo criptografia complexa e o algoritmo SSS. Por exemplo, o pedido é aberto com uma descrição detalhada da criptografia e observa que a técnica foi usada desde o tempo de Júlio César.

Além disso, destaca que Wright jurou que o arquivo criptografado que contém os endereços públicos e chaves privadas para os Bitcoins que ele extraiu requer uma combinação de si mesmo e dos trustees do contrato cego para abrir o algoritmo SSS.

Leia também: Craig Wright acusa Binance e Tether de financiarem prostituição e escravidão

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.