Categorias Notícias

Juiz de Nova York afirma que leis de valores mobiliários aplicam-se às criptomoedas

Uma decisão que pode mudar totalmente a visão da lei sobre os criptoativos foi anunciada nos Estados Unidos. De acordo com a agência de notícias Cointelegraph, um juiz federal de Nova York determinou que as atuais leis de valores mobiliários do país são aplicáveis para processar acusações de fraude envolvendo criptomoedas.

O juiz responsável pela decisão foi Raymond Dearie. Ele proferiu a surpreendente decisão em um caso contra Maksim Zaslavskiy, morador do bairro do Brooklyn. O portal de notícias Reuters afirmou que Zaslavskiy, que foi preso em novembro, teria cometido fraude contra investidores utilizando duas criptomoedas que supostamente teriam lastro em imóveis e diamantes, ato que violou a lei federal norte-americana que discorre sobre ativos mobiliários.

Na ocasião, os promotores afirmaram que Zaslavskiy arrecadou no ano passado pelo menos US$300 mil de investidores em uma criptomoeda chamada REcoin, que ele alegava ser lastreada por imóveis, e outra criptomoeda chamada Diamond, que segundo ele era lastreada por diamantes.

Na investigação, os promotores disseram que não havia nenhum imóvel ou diamantes que suportasse as moedas virtuais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em março, os advogados de Zaslavskiy pediram a Dearie que negasse as acusações, argumentando que a REcoin e a Diamond eram moedas, não títulos, e, portanto, não cobertas pelo Securities Exchange Act.

Mas, em uma manobra surpreendente, o juiz decidiu nesta terça-feira, 11 de setembro, que as leis federais de valores mobiliários deveriam ser interpretadas de forma “flexível”, descartando o pedido dos advogados para retirar as acusações com base na alegação de que as criptomoedas não se enquadravam na Securities Exchange Act.

A decisão abre novos precedentes para a possível regulamentação de criptoativos na maior economia do mundo. Os Estados Unidos ainda não possuem uma legislação específica para o Bitcoin e outras criptomoedas, apesar das discussões sobre o assunto terem começado a ganhar força durante este ano. A nova abordagem legal, protagonizada pelo juiz Dearie, pode servir como uma forma de tornar mais claro o direcionamento para esse novo e complexo mercado.

Leia também: Juiz de Santa Catarina exige que Facebook retire do ar conteúdo contra suposta pirâmide financeira

Leia também: JPMorgan solicita patente para sistema interbancário baseado em blockchain

Leia também: JuicyFields a primeira plataforma de cultivo legal de cannabis

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.