Categorias Notícias

JPMorgan solicita patente para sistema interbancário baseado em blockchain

Conforme artigo publicado pela Coindesk, agência de notícias especializada no universo cripto, o JPMorgan Chase, banco norte-americano, está buscando patentear um sistema para usar livros distribuídos como forma de facilitar e conciliar as transações financeiras.

Em um pedido de patente publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA nesta última quinta-feira, 03 de maio, mas que foi originalmente apresentado em outubro passado, o JPMorgan descreveu um sistema que usa livros distribuídos para registrar pagamentos enviados de um banco para outro usando uma rede peer-to-peer. Segundo o banco, o uso da tecnologia forneceria “um sistema único para registrar transações e armazenar dados”.

A capacidade de replicar esses dados em uma rede de distribuição pública ou privada oferece outro benefício, as notas de arquivamento.

O JPMorgan continua explicando:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Na prática, um método para processar pagamentos de rede utilizando um livro distribuído pode incluir: (1) um originador de pagamento iniciando uma instrução de pagamento a um beneficiário de pagamento; (2) um banco originador de pagamento que publica e comete a instrução de pagamento (3) o banco beneficiário do pagamento que registra e comete a instrução de pagamento ao livro-razão distribuído em uma rede peer-to-peer e (4) o banco originador do pagamento que valida e processa o pagamento por meio de um sistema interno do banco originador do pagamento e debita uma conta do criador. “

Uma blockchain poderia melhorar os sistemas existentes, permitindo a liquidação em tempo real, de forma mais barata e rápida do que é possível no momento, de acordo com o banco.

“Para que um pagamento transfronteiriço seja feito de uma organização de pagamento a um beneficiário de pagamento, várias mensagens devem ser enviadas entre os bancos e as câmaras de compensação envolvidas no processamento da transação. Isso geralmente resulta em uma transação lenta, pois pode haver atrasos no serviço devido a bancos correspondentes, redes de mensagens e intermediários de compensação no fluxo de pagamento.”

Talvez não seja surpreendente que o JPMorgan pedisse uma patente para seu trabalho relacionado à blockchain na área de pagamentos interbancários. O banco lançou uma plataforma para este tipo de serviço, construída com base no Quorum, antes de registrar o pedido de patente.

“As capacidades da blockchain nos permitiram repensar como informações críticas podem ser obtidas e trocadas entre os bancos globais”, disse Emma Loftus, chefe de pagamentos globais e divisas do JPMorgan Treasury Services na época.

Leia também: JuicyFields a primeira plataforma de cultivo legal de cannabis

Leia também: Juiz de Nova York afirma que leis de valores mobiliários aplicam-se às criptomoedas

Leia também: Juiz de Santa Catarina exige que Facebook retire do ar conteúdo contra suposta pirâmide financeira

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.