Categorias Notícias

Jornal de Hong Kong é salvo em blockchain para evitar censura

Contra o fechamento forçado do Apple Daily pelo governo de Hong Kong, ativistas recorreram à tecnologia blockchain para evitar a censura. Conforme relatado pela Reuters, a pessoa ou o grupo por trás do movimento já enviou mais de 5 mil materiais do tabloide para a rede ARWeave.

O ato de resistência surgiu depois que o jornal anunciou que a edição de quarta-feira (23) seria a última produzida. Atualmente, a redação está sob investigação de segurança nacional do país asiático.

Hong Kong censura veículo pró-democracia

Com histórico de críticas a Hong Kong e à China, o Apple Daily sofreu fortes repressões do governo local.

Em 2019, o jornal acompanhou os protestos contra a Lei de Segurança Nacional. À época, o veículo apoiou o movimento dando voz aos grupos imersos nos atos pró-democracia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em agosto do ano passado, Hong Kong prendeu o fundador do veículo, Jimmy Lai, e outros executivos. O governo alega que os investigados cometeram crime contra a segurança do país.

Mesmo com os executivos detidos, o jornal resistiu por meses. Até que na semana passada, autoridades congelaram recursos de empresas ligadas ao tabloide.

De acordo com a Lei de Segurança Nacional, o governo pode bloquear ou excluir conteúdo considerados “subversivos” e que possam ameaçar a soberania da China, a qual governa Hong Kong.

“As ações de aplicação da lei tomadas pelas agências de Hong Kong são baseadas em evidências. Estritamente de acordo com as leis de Hong Kong e pelos atos de pessoas ou entidades em questão”, disse um porta-voz do Departamento de Segurança.

Além disso, a empresa responsável por aprovar os domínios de internet no país disse recentemente que rejeitaria qualquer site que pudesse incitar “atos ilegais”.

Blockchain como meio de resistência

Diante deste cenário, o jovem Ho, que preferiu não revelar seu sobrenome, começou esta semana a fazer o upload de arquivos do Apple Daily na ARWeave.

“Não estou fazendo isso porque amo o Apple Daily, faço porque precisa ser feito”, declarou.

A blockchain utilizada pelo ativista é conhecida por ser à prova de censura. Atualmente, a ARWeave já detém mais de 5 mil materiais codificados do veículo de comunicação.

Por fim, não se sabe se Ho realiza a atividade sozinho ou, se por trás, há um grupo de apoiadores.

Leia  também: Kusama, Polkadot e Uniswap ainda podem cair 50%, apontam gráficos

Leia  também: Analista conta em quais criptomoedas investirá R$ 5.000 em julho

Leia  também: Binance e OKEx podem ser proibidas de atuar no Brasil?

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.