Categorias Notícias

John McAfee diz que recebeu uma ligação de Satoshi Nakamoto pedindo para não ser revelado

Conhecido como “mago” do antivírus, o controverso John McAfee afirmou que não apenas sabe quem é Satoshi Nakamoto como recebeu uma ligação do criador do Bitcoin pedindo para que seu nome não fosse revelado por temer complicações com o governo e com sua segurança pessoal. A revelação foi feita por McAfee em uma recente entrevista ao Cointelegraph. De acordo com McAfee, Nakamoto não é apenas uma pessoa, mas um grupo de 11 desenvolvedores que vinham trabalhando conjuntamente na ideia por cerca de 5 anos.

“É absurdo afirmar que foi apenas uma pessoa, era uma equipe de onze pessoas ao longo de um período de cinco anos trabalhando para o surgimento do Bitcoin”, disse.

McAfee sugeriu ainda que, dentre as 11 pessoas que trabalharam na criação do Bitcoin, estava Craig Wright, porém, segundo ele, ainda não é possível saber “quem” dos 11 foi o responsável por escrever o paper.

“Como eles decidiram quem escreveria o artigo, eu não sei. Mas qualquer um que queira saber quem é – quer dizer, você sabe quem são as opções, você tem Craig Wright, possivelmente, eu não vou citar todos os outros, caso contrário, você descobrirá quem é, mas alguém escreveu o white paper”, ele continuou.

A teoria de McAfee parte de um ponto até então pouco analisado do documento que “lançou” o Bitcoin. Segundo ele, uma análise linguística do white paper, também conhecida como estilometria, revela que o autor do documento sempre dá dois espaços após um ponto final. E apenas 5% da população tem esse hábito de escrita.

“E o formato do documento é idêntico aos documentos que ele publicou profissionalmente”, afirma.

McAfee disse ainda que havia planejado revelar publicamente a identidade de Satoshi, mas desistiu depois que recebeu uma ligação telefônica de um dos 11 membros do grupo responsável por escrever o paper. Segundo ele, Satoshi lhe disse que caso ele revelasse quem era o criador do Bitcoin, McAfee estaria destruindo a vida dele, que teria que andar rodeado de seguranças e com medo do governo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Falei com ele por telefone, na verdade eu ia divulgar quem ele era. Por quê? Como todo esse absurdo era simplesmente estúpido que as pessoas perdiam tempo com nada (…) E você sabe o que ele me disse? Filho da P*** esperto, ele disse: ‘Ok, e se você estiver errado?’ Agora, se você estiver certo, então Satoshi terá que contratar 50 seguranças e mudar sua vida, ou então ele vai morrer. ‘Por quê? Todo mundo vai querer um pedaço dele, incluindo os governos que exigem que ele pague impostos.”

Satoshi teria ainda acrescentado a McAfee:

“Ele disse: ‘Ok, se você estiver certo, essa pessoa tem a capacidade de fazer alguma coisa depois de tudo isso. Mas e se você estiver errado? Você acabará destruindo a vida de um homem inocente para sempre e provavelmente causará sua morte”, afirmou acrescentando: “Naquele momento, eu disse: ‘Eu entendo, não direi mais nada, e seu nome nunca sairá dos meus lábios.’ E é por isso que nunca mais falei de Craig Wright, porque o nome teria que sair dos meus lábios”, finalizou.

Leia também: Satoshi Nakamoto pode ter escrito artigo há 20 anos em lista de cypherpunks

Leia também: Satoshi Nakamoto criou a Monero? Pesquisa aponta que sim

Leia também: Ghost: John McAfee lança sua própria criptomoeda baseada em PoS e privacidade

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.