Games

Jogo Stepn é atingida por ataques DDoS logo após lançamento de atualização

Uma sequência de ataque de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) atingiu o popular jogo Stepn no final de semana. Por causa do problema, jogadores não conseguiram acessar seus NFTs nem jogar o jogo nas últimas horas.

De acordo com a página do Stepn no Twitter, os desenvolvedores estão cientes da falha e buscam uma solução. Enquanto isso, a equipe pediu paciência aos usuários, já que poderia demorar até 12 horas para resolver o problema.

O jogo opera na rede da Solana (SOL), que recentemente ficou quase sete horas sem produzir um único bloco. Contudo, a falha no Stepn não tem relação com o acontecimento ocorrido na última quinta-feira (2).

Ataques em série

Tudo começou quando a equipe do Stepn divulgou a mais nova atualização do jogo na sexta-feira (3). Esta atualização eliminaria robôs de sua plataforma e impediria que as recompensas sejam obtidas através de fraudes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A prática é comum e outros jogos importantes, como o Axie Infinity, também combatem esses robôs. Mas logo após a equipe ter lançado a atualização, o Stepn foi atingido por vários ataques DDoS.

Um ataque de DDoS tem como objetivo derrubar um serviço através da sobrecarga de acessos. Nesse sentido, hackers utilizam robôs para criar acessos artificiais que congestionam o serviço. Conforme o número de acessos artificiais cresce, o site eventualmente sai do ar por causa do alto tráfego.

Ainda no domingo, o jogo notificou os usuários sobre “congestionamento da rede” e alertou os resultados. Naquele momento, cerca de 25 milhões de ataques DDoS atingiram o Stepn em um curto período de tempo.

De acordo com a equipe, os hackers realizaram os ataques de maneira distribuída. Isto é, vários hackers ou grupos de hackers, muitos sem relação entre si, atacaram a rede.

“Estamos sob vários ataques de DDOs nas últimas horas. Recuperar os servidores e a atividade da rede pode levar de 1 a 12 horas. Recomendamos que você descanse um pouco durante a manutenção ou, de outra forma, não poderá registrar os exercícios corretamente. Nossos engenheiros estão trabalhando duro para corrigir os problemas”, alertou a equipe.

Problemas no Stepn

O Stepn é um aplicativo que funciona na modalidade “move to earn”. Ou seja, os usuários são recompensados ​​por fazerem exercícios ao ar livre. Dessa forma, quem pratica corrida ao ar livre pode ganhar criptomoedas enquanto mantém a forma e a saúde.

Para entrar no jogo, os jogadores precisam comprar tênis em formato NFT baseados em Solana. Conforme os jogadores correm, ganham tokens para fazer upgrade nos seus tênis. Eles também podem vender os tokens e ganhar dinheiro na operação.

O jogo, que se chama um “aplicativo de estilo de vida do Web3”, tem dois tokens. Um é utilitário (GST) e o outro, para governança (GMT). Destes, o que mais se valorizou foi o GMT, que opera em alta de 8,03% nas últimas 24 horas mesmo após os ataques.

Ao que tudo indica, a equipe do Stepn já tinha conhecimento a respeito de um possível ataque. Em abril e novamente em maio, o jogo anunciou que pessoas estavam tentando prejudicá-lo enviando milhões de ataques de DDoS.

Leia também: Fluminense anuncia lançamento de Fan Token 

Leia também: Arcane Research: Terraform Labs fez vendas de LUNA antes de colapso da UST

Leia também: Tron ‘supercolateraliza’ stablecoin USDD para evitar colapso semelhante ao da UST

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.