Categorias Notícias

Iranianos ligados ao Hamas intensificam pedidos de doações em Bitcoin

Segundo uma notícia do Jerusalem Post, grupos iranianos ligados ao Hamas, autoridade que governa a Faixa de Gaza, tem aumentado o esforço em propaganda para promover doações com Bitcoin e criptomoedas para financiar as atividades da organização. O Post também argumenta que as ações pedindo recursos foram intensificadas após o ataque americano ao Iraque que matou o principal general iraniano.

De acordo com a publicação, o Instituto Internacional de Combate ao Terrorismo (TIC) do IDC, montou um relatório chamado, “CyberDesk” que confirma as informações e declara que, após o ataque americano e o aumento da tensão entre EUA e Irã, houve um “aumento irregular no escopo de atividade” de um endereço de carteira do BTC (1LaNXgq2ctDEa4fTha6PTo8sucqzieQctq) que está vinculado às atividades de captação de recursos do al-Nasser Salah, afiliado ao Hamas e ao Irã que, por sua vez, está ligado as Brigadas Deen”, a ala militar dos Comitês de Resistência Popular da Palestina (CRPP), comandada pelo Hamas.

A CRPP é uma coalizão de grupos locais armados, formada no final de 2000, em oposição ao que eles consideram a linha excessivamente conciliatória adotada pela Autoridade Palestina (PA) e pelo Fatah em relação ao regime israelense. As Brigadas al-Nasser foram ativas nas guerras de 2008-9 e 2015 em Gaza e entraram em confronto com as forças israelenses em novembro de 2018 em resposta ao assassinato de um de seus militantes.

De acordo com as descobertas do TIC, um site chamado cash4ps é que estaria encabeçando as doações recentes que tiveram como destino a wallet do Hamas. O site contém dicas sobre como fazer doações anônimas e garante que os recursos são destinados ao grupo terrorista. O relatório, que mapeou a rede de plataformas de mídia da Brigada e várias estratégias de captação de recursos on-line, vincula o endereço da carteira a uma empresa supostamente identificada como operadora de uma conta registrada no Banco Nacional Islâmico (INB).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A INB foi colocado na lista negra pelo Tesouro dos Estados Unidos em 2010 devido a suspeitas de ser controlada pelo Hamas e também foi declarado ilegal pela Autoridade Palestina, a Autoridade Monetária Palestina e a Autoridade Palestina de Mercado de Capitais.

O uso de Bitcoin e criptomoedas para financiar atividades terroristas divide opiniões, enquanto governos alegam que pesquisas e relatórios apontam um grande uso de criptoativos para este tipo de atividade, especialistas em criptomoedas e em guerras assimétricas declaram que isso é mito devido a dificuldade dos recursos digitais serem usados para compra de artigos necessários para um ataque terrorista e alegam que o que pode ocorrer são grupos isolados que mantem simpatia pela causa, captarem recursos com Bitcoin para promover atividades “online” de terrorismo hacker.

Leia também: Bitcoin escorrega de volta aos US$8.600 e mercado acompanha sua queda

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.