Notícias

IOTA lança importante upgrade de sua rede

A Fundação IOTA anunciou o lançamento da Coordicide, uma melhoria de protocolo planejada que remove o coordenador centralizado da rede, conforme relatou o CryptoSlate, dia 28 de maio.

De acordo com o comunicado feito pela companhia, a Coordicide objetiva fornecer um novo tipo de mecanismo descentralizado para assegurar dados e ativos digitais na rede Tangle da IOTA. Conforme mencionado na publicação, a Coordicide da IOTA lidará com três principais problemas enfrentados pela tecnologia blockchain: altos custos transacionais, desafio com escalabilidade e propensão à centralização.

Coordenador mantinha a segurança da rede IOTA

Enquanto a rede IOTA estava em seus estágios iniciais de desenvolvimento, os desenvolvedores do protocolo criaram um Coordenador cujo papel era garantir a segurança dos fundos dos usuários. Conforme relatado na publicação, o Coordenador é um mecanismo de segurança que foi designado para prevenir gastos duplos e concluir transações.

Todas as transações e atividades facilitadas pelo Coordenador são validadas pelos nós da rede IOTA, de forma que fundos de usuários não possam ser perdidos ou transações possam ser revertidas. Notadamente, os fundadores da IOTA planejaram remover o Coordenador para atingir um nível maior de descentralização.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Rede mais madura

Comentando sobre a remoção planejada do mecanismo de segurança, David Sønstebø, cofundador da Fundação IOTA, ressaltou:

“Nós temos trabalhado na remoção do coordenador desde a criação da IOTA. Agora, com a maturidade e crescimento do protocolo, bem como a boa qualidade do nosso time de pesquisa, nós concretizamos esta promessa.”

Sønstebø também mencionou que a IOTA foi desenvolvida para lidar com as limitações inerentes das redes blockchain existentes. Ele revelou que as metas de design da IOTA, que incluem a criação de uma solução escalável e sem taxas, estão tornando-se realidade.

Grande marco atingido

De acordo com os fundadores da IOTA, o lançamento do upgrade Coordicide marca a completude de um marco maior. Os desenvolvedores do projeto estão planejando trabalhar na próxima fase da rede, focada em adoção empresarial.

Como confirmado pela companhia, a Fundação IOTA recentemente estabeleceu o Conselho de Pesquisa e acrescentou mais membros em sua equipe de pesquisa. Os esforços de pesquisa da Fundação levaram a um desenvolvimento bem sucedido do mecanismo de segurança Coordicide. Ele servirá como uma alternativa, um substituto viável do Coordenador.

A solução de segurança Coordicide baseia-se em um design que aumenta a flexibilidade do protocolo IOTA. Estas funcionalidades únicas de design permitem a finalização mais rápida das transações, uma escalabilidade maior e gestão mais eficiente de nós.

Baseada na estrutura de dados grafos acíclicos dirigidos (DAG)

De acordo com a publicação, a recente atualização do protocolo pode potencialmente viabilizar serviços de transmissão de dados e outras aplicações em tempo real na rede IOTA. Embora a rede tenha sido desenvolvida utilizando algoritmos criptográficos avançados, ela não se baseia na tecnologia blockchain.

Em vez disso, a rede IOTA é baseada em uma estrutura de dados de grafos acíclicos dirigidos chamada Tangle. De acordo com os desenvolvedores da rede, a arquitetura baseada em Tangle foi criada especificamente para aplicações na Internet das Coisas. Ela também pode facilitar interações mais sofisticadas entre dispositivos, como transmissão segura de dados e micro pagamentos em tempo real.

Leia também: Iota pode firmar parceria com Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC)

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.