Comunicado de Imprensa

Influenciadores digitais estão se aproveitando do mercado de criptomoedas?

Todo o mercado de criptomoedas está em crescimento, especialmente nesses últimos 6 meses. Porém, antes desse “bull market”, os investidores de Bitcoin e de outras “alt coins” tiveram que ultrapassar um período de “bear market” que durou desde o início de 2018 até perto do final de 2020. Ora, como forma de aproveitar toda essa “euforia” são vários os influenciadores digitais (youtubers, tik tokers, entre outros), que parecem se estar aproveitando do ainda largo desconhecimento dessas pessoas sobre esse mercado emergente.

Com vídeos promovendo cursos online e serviços de inscrição com “dicas” de quando investir em Bitcoin mas não só, esses influenciadores estão agora sendo criticados, por estarem tentando lucrar com a falta de conhecimento financeiro de seus seguidores. Em Portugal, esse caso até já está dando caso de polícia.

Toda essa situação se agrava mais porque, para além de Bitcoin, investir em moeda Stellar, Cardano, Litecoin ou outras “alt coins” estão sendo justificação para esses influenciadores acabarem danificando a credibilidade e imagem desses projetos revolucionários. Sendo que na maioria dos casos milhares de seguidores acabam tendo a sensação de dinheiro fácil ou riqueza imediata, quando todo esse mercado, por ser ainda muito jovem, é altamente volátil.

Como se pode combater o risco da informação ruim sobre criptomoedas?

Sem dúvida alguma que essa tentativa de rentabilização de influenciadores que já tem alguma visibilidade acaba se focando muito mais nos termos de “life style” ou “investimentos lucrativo”, do que propriamente no conhecimento sobre a tecnologia revolucionária da blockchain ou como projetos disruptivos de equipes como da Cardano ou de Ethereum poderão até modificar para sempre a forma como todos nós realizamos nossas transações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Logo, toda a premissa introdutória que milhares de seguidores estão tendo do mercado de criptomoedas e do Bitcoin acaba correndo o risco de estar totalmente errada. Claramente, como em qualquer investimento, o foco deverá ser sempre no total conhecimento sobre o ativo financeiro e sua potencialidade de crescimento no futuro. Sendo que o Bitcoin e as outras criptomoedas não são diferentes. Quanto maior for sua perceção das criptomoedas, menos tentações irá ter de influenciadores ou pessoas que querem vender sonhos.

Existe um potencial de crescimento nesses mercados?

De fato, como já foi referido, se trataram de quase três anos de “bear market”, que claramente testaram a paciência e convicções de muitos investidores, que agora estão acabando colhendo esses frutos. Ora, mesmo sendo um mercado muito jovem, tendo pouco mais de 10 anos desde a criação do Bitcoin, não se pode tirar grandes conclusões quanto à duração provável que esse “bull market” poderá ter.

No entanto, tal como conseguirá ter acesso aos gráficos do Bitcoin, bem como da maioria das restantes “alt coins”, esses 6 meses têm feito com que esses ativos acabem valorizando entre 5 a 10 vezes mais o investimento inicial. Porém, e ao contrário do que influenciadores ou pessoas facilmente impressionáveis possam pensar, nada garante que o mercado de criptomoedas, nesses próximos meses, continue subindo. Mais uma vez, se trata de um ativo muito volátil, onde oscilações de 10 ou 20% em um dia são consideradas normais.

Atenção: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Leia também: Informações sigilosas são vendidas por autoridade da polícia francesa em troca de Bitcoin

Leia também: Infraestrutura de derivativos para criptoativos atrai R$ 2,5 bilhões em investimentos desde 2014

Leia também: INGOT COIN anuncia que atingiu seu Soft Cap e define o próximo objetivo

Compartilhar
Comunicado de Imprensa

O CriptoFácil é um dos principais sites brasileiros com informações sobre Bitcoin, Blockchain, criptoativos e tecnologias disruptivas.

This website uses cookies.