Categorias Notícias

Indústria de café usa blockchain da IBM para rastrear da cadeia de suprimentos

A Farmer Connect, uma startup de tecnologia que cria soluções de rastreabilidade desde a fazenda até o consumidor para empresas baseadas na blockchain da IBM chamada de Food Trust Platform, anunciou uma parceria com diversas empresas do ramo do café, conforme um comunicado feito pela própria empresa nesta semana.

Entre as empresas envolvidas, estão Federação Colombiana de Produtores de Café (FNC), ITOCHU Corporation, The J.M. Smucker Company, JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), café RGC, Beyers Koffie e Sucafina. O comunicado afirma que essa colaboração tem como objetivo criar eficiência na cadeia de suprimentos enquanto conecta os consumidores aos agricultores que cultivam os produtos de que desfrutam.

A plataforma estará disponível para toda a comunidade cafeeira e a expansão para outras commodities a partir de 2020.

O comunicado ainda fala que a tecnologia blockchain é ideal para ajudar a cadeia de suprimentos do café, dada sua complexidade, seus intermediários e os diversos processos no qual o café passa. A tecnologia é ideal pois estabelece um ambiente transparente e imutável para as transações, fazendo com que todos possam usar a plataforma da Farmer Connect para compartilhar o acesso às informações. Dave Behrends, fundador e presidente da Farmer disse:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os preços globais do café atingiram recentemente o preço mais baixo em mais de uma década, e muitos agricultores estão sendo forçados a deixar o setor inteiramente recorrendo a novas safras ou migrando. Se essa tendência continuar, ela impactará severamente a cadeia de suprimentos mais ampla e provavelmente serão os consumidores que, no final das contas, arcarão com o ônus de preços mais altos no varejo ou um número reduzido de países produtores de café.”

Em seguida ele acrescentou que:

“A tecnologia blockchain, combinada com identidade digital e a capacidade de apoiar projetos sustentáveis ​​além-fronteiras, está pronta para trazer transparência radical, eficiência e métricas de sustentabilidade orientadas a dados que têm a possibilidade de gerar um novo modelo econômico mais equitativo em um dos mercados de commodities mais vitais do mundo.”

A Farmer Connect SA trabalhou com a IBM para desenvolver um aplicativo chamado “Thank My Farmer”, que fornece aos consumidores uma descrição completa do café que eles estão bebendo e extrai dados da blockchain para destacar a jornada que o café percorreu em um mapa interativo. O aplicativo também permite que os consumidores aprendam, compartilhem, contribuam e sigam projetos de sustentabilidade vinculados ao café ou por região, variedade ou marca. Sobre isso, Rajendra Rao, gerente-geral do IBM Food Trust, disse:

“Acreditamos que o Farmer Connect será a plataforma de escolha para a indústria cafeeira. Por meio da abordagem inovadora de apoiar todas as partes interessadas no ecossistema do setor, sabemos que os agricultores e os amantes de café em todos os lugares se beneficiarão de uma conectividade transparente.”

A primeira versão do aplicativo “Thank My Farmer” estará disponível para testar usuários em mercados selecionados da The JM Smucker Company, JDE e outros parceiros antes de abrir para disponibilidade geral em 2020. A Farmer Connect está desenvolvendo um sistema digital descentralizado de propriedade do agricultor identidade com o Streetcred ID baseado na Sovrin Network, que permitirá o rastreamento de cada agricultor e a capacidade de usar um recurso no aplicativo “Thank My Farmer” para contribuir diretamente com seus produtores ou comunidades favoritas. Os agricultores também se beneficiarão com um histórico digital de dados de produção e pagamento que, por sua vez, tornarão muitos deles gerenciáveis ​​pela primeira vez.

Por fim, foi dito que a Farmer Connect pretende ir além, visto que a plataforma é capaz de trabalhar com qualquer mercadoria ou ativo. A empresa planeja expandir para outras commodities de pequenos agricultores, como chá e cacau, uma vez que o projeto para a indústria cafeeira tenha sido validado.

Leia também: Associação brasileira busca startups envolvidas com tecnologia blockchain

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.