A Câmara de Comércio Internacional (ICC) do Brasil, anunciou a Iniciativa de Tecnologia e Comércio Inteligente (ITTI), que examinará como a tecnologia do blockchain poderá trazer novas abordagens funcionais e conceituais, permitindo avançar as negociações de comércios internacionais.
O principal objetivo da ITTI é criar um debate envolvendo comunidade tecnológica, negociadores comerciais, líderes empresariais e acadêmicos sobre como buscar uma agenda comercial construtiva. Consciente das especificidades nacionais e multilaterais, a ITTI visa combater forças de desglobalização que hoje influem sobre o comércio internacional.
O projeto será apresentado na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC) – World Trade Organization (WTO, na sigla em inglês) em Genebra, que será realizado no dia 27 de setembro, na sessão “Construindo uma Iniciativa de Tecnologia e Comércio Inteligente – ITTI: Inteligência Artificial e o Futuro do Comércio Global”.
A sessão na OMC é um dos primeiros passos de um empreendimento que reúne representantes de instituições e empresas tão diferentes quanto a ICC (Câmara de Comércio Internacional), IBM, Gearbulk, UNCTAD e Columbia University, na avaliação de como o comércio global pode ser impactado positivamente por o uso expandido de plataformas da Blockchain e tecnologia cognitiva.
A ITTI foi fundada pelo líder empresarial Daniel Feffer , presidente da ICC-Brasil e administrado sob a direção de Marcos Troyjo, co-diretor do BRICLab na Columbia University | SIPA, onde ensina assuntos internacionais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Criar ITTI é um movimento essencial que pode impulsionar o comércio para além dos blockchain existentes, diz Feffer.” Tenho certeza de que o blockchain e a Inteligência Artificial irão impulsionar o crescimento do comércio. Essas tecnologias podem ajudar as PME (pequenas e médias empresas) e os mercados emergentes a conquistar uma parte maior da torta comercial global, acrescenta.
Para o professor Troyjo, a ITTI mostrará como os negociadores podem estar melhor preparados para enfrentar os desafios comerciais se auxiliados pelas ferramentas da IA. “Novas tecnologias podem ajudar as delegações a reunir e estruturar informações, bem como prever diferentes resultados de negociação. Este é um grande avanço no nivelamento do campo de jogo quando se trata de negociações comerciais“, argumenta Troyjo.
Para IBM, a ITTI é uma ótima oportunidade para ajudar a transformar a forma como as negociações internacionais funcionam durante décadas. “O potencial da adoção tecnológica é enorme e com essa organização teremos agilidade, transparência, segurança e menos burocracia em todas as etapas do processo. Países, cidadãos, pequenas e médias empresas ganham“, diz Fabio Rua, Diretor de negócios da IBM na America Latina.
A sessão da ITTI durante o Fórum Público 2017 da OMC terá como palestrantes o Embaixador John Danilovich (Secretário-Geral do ICC), Embaixador Álvaro Cedeño (Representante Permanente da Costa Rica na OMC), Embaixador Rufus Yerxa (presidente do National Foreign Trade Council), Stewart Jeacocke (Líder do Global Government Centre of Competence da IBM), Marion Jansen (Economista-Chefe do Centro Internacional de Comércio, ITC), Jan Hoffmann (Diretor de Facilitação de Comércio da UNCTAD), Theresa Carpenter (Diretora Executiva do Centro de Comércio e Integração Econômica, The Graduate Institute, Genebra), Daniel Feffer (Presidente do ICC-Brasil) e Professor Marcos Troyjo (Co-Diretor do BRICLab, SIPA, Columbia University).
Leia também: ICE confirma data de lançamento de mercado futuro da Bakkt
Leia também: ICO: AGT apresenta solução em Blockchain para o mercado de viagens e turismo
Leia também: ICO All-in: sistema de classificação de token para uma oportunidade de investimento seguro