Categorias Notícias

Hyperledger Fabric incorpora seis melhorias em sua nova versão 2.0

O projeto colaborativo de código aberto para o desenvolvimento de blockchains corporativos, Hyperledger, anunciou o lançamento da versão 2.0 de sua solução modular Fabric. Foram introduzidas até seis melhorias para otimizar a execução de contratos inteligentes, neste caso chamados chaincodes, além de modificar o tipo de consenso entre os participantes e a melhoria dos níveis de privacidade.

A Hyperledger informou, por meio de comunicado, que as melhorias aplicadas à sua solução levaram em conta as sugestões feitas pelos membros da comunidade de desenvolvedores e atores do setor, que já usam a versão 1.0 desde o lançamento em 2017.

As seis melhorias incluem os seguintes aspectos: a introdução de uma governança descentralizada para que os participantes cheguem a um acordo sobre os parâmetros de um código antes que os dados sejam adicionados ao blockchain, na prática, isso não permitirá que ninguém registre informações na rede até que haja um consenso.

O mesmo padrão também pode ser aplicado nos usos de contratos inteligentes, para que “as organizações deem seu consentimento às transações de dados, antes de se comprometerem com a blockchain“, disse Hyperledger sobre a segunda das melhorias.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como exemplo, o consórcio explicou que as organizações agora podem estender sua cópia de um código para atender a seus requisitos individuais. Ou seja, uma organização pode adicionar suas próprias validações para proteger melhor seus interesses específicos antes de fazer backup de uma transação. Enquanto houver consenso entre os participantes para uma determinada transação, ela será confirmada na blockchain como nas versões anteriores.

A terceira melhoria permite que as organizações compartilhem dados de maneira privada com outras organizações, por meio de um novo recurso chamado coleta de dados privados.

“Para alguns casos de uso, a implementação de coletas privadas de dados não nos ajudou. Imagine que você tem 100 relacionamentos com outros participantes e não quer que eles se conheçam. Bem, você utiliza 100 canais que gastam muitos recursos ou faz uma coleta de dados privada, que já está revelando seus 100 relacionamentos ”, explicou no Twitter, a Maritere Nieto, da empresa Telefônica.

A quarta modificação é um novo iniciador de código de código externo, o que implica uma grande mudança na maneira como o ciclo de vida do contrato é gerenciado.

A quinta melhoria está relacionada a um novo tipo de consenso chamado Raft, para o serviço de pedidos, e a sexta é a adição de um novo cache “para melhorar o desempenho ao usar o CouchDB como banco de dados de status”, disse Hyperledger.

Além do Fabric, o consórcio hyperledger também desenvolve as plataforma em blockchain Besu, Burrow, Indy, Iroha e Sawtooth.

Leia também: Hyperledger lança certificação na busca por padrões para a indústria blockchain

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.