Categorias Notícias

Huawei e Banco Central da China firmam parceria que pode envolver a criptomoeda chinesa

A gigante multinacional de telecomunicações e eletrônicos Huawei assinou um acordo de cooperação estratégica com o Banco Central da China, o Banco Popular da China (PBoC), informou a Cointelegraph nesta segunda-feira, 04 de novembro.

Em uma declaração do canal da Huawei no WeChat, o vice-governador do PBoC Fan Yifei participou da assinatura de um acordo de cooperação em pesquisa sobre finanças entre a Huawei e o Digital Currency Research Institute, grupo de pesquisa do PBoC que trabalha com moedas digitais.

O anúncio não mencionou detalhes sobre o acordo ou se inclui pesquisa conjunta sobre a tecnologia blockchain ou moedas digitais. A Huawei não comentou sobre o acordo, porém, dado o histórico da empresa nessas áreas, é possível especular alguma cooperação neste sentido.

A Huawei tem desenvolvido ativamente seus recursos de blockchain nos últimos anos. Em abril de 2018, a empresa lançou sua plataforma de blockchain baseada no Hyperledger – a Blockchain Service – um mês após o lançamento do projeto conjunto Caliper da Huawei e da Hyperledger.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em junho, a empresa estava considerando o lançamento de serviços de blockchain na América Latina. Em declarações à Cointelegraph Brasil, um executivo anônimo da Huawei disse na conferência CIAB Febraban em 11 de junho que seus produtos e serviços habilitados para blockchain podem estar disponíveis no continente em um futuro próximo.

O PBoC fundou o Digital Currency Research Institute em junho de 2017, concentrando seus esforços na tecnologia blockchain e fintechs. Em julho de 2019, a China iniciou uma “corrida monetária” com os Estados Unidos em relação ao número de patentes de blockchain registradas em cada país e também na busca pela emissão de uma criptomoeda estatal.

O próprio presidente chinês Xi Jinping pediu recentemente ao seu país que acelere a adoção da tecnologia blockchain, conforme relatou o CriptoFácil. Em seu pronunciamento, Jinping afirmou:

“Devemos considerar a blockchain como uma importante mudança para a inovação independente das principais tecnologias, esclarecer as principais direções, aumentar o investimento, focar em várias tecnologias principais e acelerar o desenvolvimento da blockchain e da inovação industrial.”

Leia também: China tem mais de 500 empresas envolvidas com blockchain registradas no país em 2019

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.