Categorias Notícias

HSBC e outros bancos anunciam plataforma “descentralizada” em blockchain

O banco britânico HSBC anunciou na terça-feira (6) em sua conta no Twitter o lançamento da plataforma Contour.

Segundo o banco, trata-se da “primeira plataforma global, descentralizada de financiamento de comércio digital usando a tecnologia blockchain.” 

CEO da Binance ironiza anúncio do HSBC

O anúncio gerou um debate na rede social e um dos que se pronunciou foi o CEO da exchange Binance, Changpeng Zhao, o CZ.

Ele ironizou o anúncio da suposta primeira plataforma descentralizada criada por uma instituição bancária.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em resposta, ela reagiu com um GIF provocativo, dando a entender que não tinha compreendido o anúncio do HSBC.

Outros usuários do Twitter seguiram a mesma de linha de CZ. Um entusiasta do Bitcoin disse: 

“Tudo o que você diz me faz rir. Em primeiro lugar, você é um banco e inerentemente centralizado. Em segundo lugar, já existem várias plataformas de financiamento de comércio digital globais, descentralizadas, você não é um pioneiro. Terceiro, você não tem nenhuma reputação nesta tecnologia.”

Mas teve também quem apoiasse a iniciativa do HSBC. Um dos usuários que saiu em defesa do banco disse:

“Tenho que amar os Bitcoin Maxi Trolls, eles estão em um mundo diferente do resto da humanidade, eles não entendem o que acabou de acontecer. Parabéns ao HSBC por ser o primeiro a dar um passo adiante neste campo como banco. Eu, pelo menos, estou muito animado com isso!”

Sobre o Contour

De acordo com um comunicado, o Contour é uma plataforma que pertence a oito bancos acionistas. São eles: Bangkok Bank, BNP Paribas, CTBC, HSBC, ING, Standard Chartered, SEB e Citi.

A solução em blockchain oferece uma rede global de financiamento comercial. Assim, com o Countour, as partes podem realizar transações e visualizar as informações com segurança, conforme informou o comunicado.

Além disso, a solução criada na plataforma Corda da R3, foi testada por mais de 80 bancos e empresas. Agora, o Countour saiu da fase beta e está disponível para ser utilizado.

Leia também: Famoso trader prevê mais quedas para Bitcoin e Ethereum

Leia também: Trump recusa pacote de estímulos e Bitcoin cai

Leia também: Carteira permite compra de criptomoedas com cartão de crédito no Brasil

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.