Economia

HSBC lançará serviço de custódia de ativos digitais para clientes institucionais

O HSBC, um dos maiores bancos do mundo, anunciou planos para lançar uma plataforma de custódia institucional para títulos tokenizados, também conhecidos como “security tokens”. De acordo com o anúncio, a iniciativa resulta de uma parceria com a empresa de tecnologia com sede na Suíça Metaco. A Ripple, emissora do token XRP, adquiriu a Metaco no passado.

Juntas, as empresas vão integrar a plataforma institucional Harmonize da Ripple com o novo serviço de custódia de ativos digitais do HSBC.

Conforme o anúncio, divulgado nesta quarta-feira (8), o objetivo é que o novo serviço de custódia de ativos digitais chegue ao mercado em 2024. O serviço irá complementar a plataforma de emissão de ativos digitais do banco HSBC Orion. Além disso, se somará à oferta de ouro físico tokenizado que o HSBC lançou no início de novembro.

“Esses serviços ressaltam o compromisso do HSBC com o desenvolvimento geral dos mercados de ativos digitais”, disse o chefe global de estratégia de ativos digitais do HSBC, John O’Neill.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

HSBC, blockchain, ativos digitais e tokenização

Ainda segundo o banco, a iniciativa de lançar o serviço de custódia de ativos digitais veio para atender à crescente demanda dos clientes institucionais do banco.

Conforme destacou o chefe de digital, dados e inovação do HSBC, Zhu Kuang Lee, este mercado de custódia e administração de fundos de ativos digitais “continua a evoluir”. Lee disse ainda que os gestores de ativos nunca viram um “momento mais importante para inovar”.

“A Metaco continua focada em fornecer a plataforma de custódia de ativos digitais mais robusta do mercado para clientes de instituições financeiras”, disse o CEO e fundador Adrien Treccani à CoinDesk por e-mail. “Com o forte apoio da Ripple, estamos entusiasmados com a nossa perspectiva de crescimento e continuamos a investir em pessoas e tecnologia.”

Não é de hoje que o HSBC está direcionando esforços para serviços de tokenização via blockchain. Afinal, o banco vem buscando talentos para sua divisão de segurança tokenizada há algum tempo.

No ano passado, o banco lançou um anúncio de emprego procurando um profissional com experiência em ativos digitais. O foco do profissional seria, especialmente, tokenização e custódia de ativos.

Além disso, em junho deste ano, o HSBC liberou o acesso de clientes a fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) listados na bolsa de valores de Hong Kong (HKEX).

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.