Economia

Hong Kong: HSBC e Bank of China pressionados para aceitarem clientes de criptomoedas

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) estaria pressionando o HSBC, o Standard Chartered e o Bank of China para aceitarem as exchanges de criptomoedas como clientes.

De acordo com uma reportagem do Financial Times desta quinta-feira (15), fontes disseram que o HKMA questionou os bancos sobre por que eles não estavam aceitando exchanges como clientes. Os bancos em questão são alguns dos maiores do mundo. O Bank of China, por exemplo, é um banco comercial chinês majoritariamente estatal.

O regulador também disse aos bancos em uma carta datada de 27 de abril que os procedimentos de devida diligência dos bancos não deveriam impor um “ônus indevido” às empresas de criptomoedas que buscam estabelecer uma base em Hong Kong.

Embora nenhuma restrição impeça os bancos do território autônomo no sudeste da China de aceitar clientes cripto, as instituições têm receio de atrair o escrutínio regulatório caso seus clientes sejam encontrados em atividades criminosas, segundo o FT. Diante disso, o HKMA teria encorajado os bancos a não terem medo desse escrutínio.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Hong Kong e criptomoedas

Conforme vem acompanhando o CriptoFácil, Hong Kong está se esforçando para se tornar um hub global de criptomoedas. No fim de maio, a região liberou a negociação de criptomoedas para seus cidadãos. A lei de Hong Kong proibia que investidores de varejo negociassem criptomoedas. Apenas os institucionais podiam fazê-lo. Mas agora, os cidadãos também podem aproveitar e diversificar seus investimentos.

Logo depois, no dia 1º de junho, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong começou a aceitar pedidos de licenças de plataforma de negociação de criptomoedas

Além disso, um legislador de Hong Kong convidou a Coinbase para se registrar na região após a exchange ser alvo de um processo da SEC.

“Temos diálogos com diferentes partes interessadas de tempos em tempos sobre uma série de assuntos”, disse um porta-voz da HKMA em um e-mail para a CoinDesk. “É nossa prática geral não confirmar, negar ou comentar nenhuma dessas reuniões.”

Enquanto isso, um porta-voz do HSBC disse que o banco tem diálogos ativos com players de criptomoedas. Eles trocam opiniões sobre diversos assuntos, incluindo a abertura de contas.

Niel Tan, presidente da Associação FinTech de Hong Kong, disse:

“Tudo tem sido feito por parte do governo para incentivar esses bancos a facilitar a abertura dos serviços bancários ao setor.”

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.