Categorias Notícias

Honeywell anuncia computador quântico “mais poderoso de todos os tempos”

O conglomerado multinacional de tecnologias Honeywell anunciou que está trabalhando no computador quântico “mais poderoso de todos os tempos” e pretende lançá-lo já nos próximos meses.

De acordo com o comunicado, a máquina terá um Volume Quântico (VQ) de pelo menos 64. Esta métrica descreve o poder relativo dos computadores quânticos em comparação aos modelos anteriores. O VQ considera diversos parâmetros, como a conectividade e a baixa taxa de erros de qubits. Os qubits, por sua vez, são usados para processar informações de uma maneira única que aproveita as propriedades da física quântica. 

“Está quase na hora. Em meados de 2020, estamos lançando o computador quântico mais poderoso de todos os tempos. Graças a uma inovação tecnológica, estamos no caminho de lançar um computador quântico com um volume quântico de pelo menos 64, o dobro da alternativa do setor”, destacou o comunicado.

A nível de comparação, a máquina da Honeywell supera o processador Sycamore de 54 qubit do Google, lançado em outubro passado.

Sobre a novidade, o presidente da Honeywell Quantum Solutions, Tony Uttley, declarou:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Existem várias indústrias que serão profundamente impactadas pelo avanço e aplicação final da computação quântica em escala.”

JP Morgan Chase usará o computador quântico

Segundo a Honeywell, um dos parceiros no projeto é a JP Morgan Chase, empresa global de serviços financeiros e uma das maiores instituições bancárias dos Estados Unidos, com operações em todo o mundo. Isso porque a companhia deseja desenvolver novas formas de computação quântica para ajudar a empresa de serviços financeiros a apoiar seus clientes.

O presidente e CEO da Honeywell, Darius Adamczyk, declarou que a computação quântica permitirá que a empresa enfrente desafios científicos e de negócios complexos. Assim, poderão promover melhorias de potência computacional, custos operacionais e velocidade.

“As empresas de materiais vão explorar novas estruturas moleculares. As empresas de transporte otimizarão a logística. As instituições financeiras precisarão de aplicativos de software mais rápidos e precisos. As empresas farmacêuticas vão acelerar a descoberta de novos medicamentos”, observou.

E o Bitcoin?

Há um receio sobre a possibilidade de os computadores quânticos decifrarem as técnicas de criptografia usadas para proteger a blockchain do Bitcoin. Caso o algoritmo do Bitcoin seja quebrado, o responsável pelo ataque poderia “refazer” a blockchain como bem quisesse. Isso quer dizer que as transações poderiam ser refeitas e os blocos previamente estabelecidos poderiam ser reescritos. 

Mas este não é um problema para agora. Isso porque pesquisas indicam que os computadores quânticos levarão ao menos 10 anos para serem capazes de atacar com sucesso cadeias de blocos seguras por criptografia.

Leia também: Hash Rate do Bitcoin atinge novo recorde

Leia também: Honey Party: evento sobre criptomoedas em Puerto Rico

Leia também: Hong Kong descarta planos para a criação de uma moeda digital estatal do país

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.