Categorias Notícias

Hoje é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda

Nesta terça-feira, 30 de abril, encerra-se o prazo para entrega da declaração de imposto de renda (IR) referente ao ano de 2018. Segundo a Receita Federal, até o dia 29 deste mês, mais de 24 milhões de declarações já haviam sido recebidas. De acordo com o supervisor nacional do IR, o auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem declaração até hoje.

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Detentores de criptomoedas também precisam declarar seus recursos ao fisco.

Os detentores de Bitcoin e outros criptoativos, desde que se enquadrem nas regras, também precisam declarar suas criptomoedas à Receita Federal (de acordo com a lei).

“As regras são as mesmas dos anos anteriores e ter um controle das compras e vendas facilitará a vida de quem apostou em criptomoedas no último ano”, afirma Emília Campos, diretora jurídica e de compliance do Atlas Quantum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para orientar os cidadãos a preencher corretamente a declaração, a RFB também montou um Perguntão com dúvidas sobre como inserir itens e bens na declaração. Todas as informações sobre a Declaração do IRPF 2019 estão disponíveis aqui.

O CriptoFácil elaborou um Guia Completo com orientações sobre como declarar suas criptomoedas em 2019. Confira!

Leia também: Bitcoin e imposto de renda: saiba quem é o alvo da Receita Federal e os problemas dessa briga

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.