Categorias Notícias

A história do Bitcoin parte 25: O ataque que derrubou o preço do Bitcoin

Como qualquer pessoa que acompanha a série A história do Bitcoin (ou viveu o período em questão) saberá, o fórum Bitcointalk foi o centro dos debates da comunidade nos primeiros dias. O que é menos conhecido é que – para citar um pôster – um ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) neste fórum resultou em fortes vendas de bitcoins na Mt. Gox, então maior exchange do mundo.

É isso mesmo: quando o mercado estava em seus primeiros dias, um simples ataque a um fórum de discussões foi suficiente para manipular o preço de mercado e, de fato, derrubar o Bitcoin. Os detalhes desse episódio são o tema do Bitcoin History de hoje.

Pânico em massa

Atualmente, já estamos acostumados a ouvir sobre DDoS a exchanges de criptomoedas: apenas na semana passada, OKEx e Bitfinex sucumbiram, com um ataque sofisticado ao roteamento anterior de 400 gigabytes por segundo de tráfego. Os ataques DDoS alteram maliciosamente o tráfego de um servidor, rede ou serviço sobrecarregando-o com uma enorme quantidade de tráfego indesejado e derrubando aquele site temporariamente.

Quando a Mt Gox, com sede em Tóquio, era a maior exchange no ecossistema bitcoin (e o Bitcointalk era o fórum dominante de conversas), sua atividade comercial era frequentemente interrompida por ataques semelhantes, com o volume de comércio caindo vertiginosamente. O diretor de marketing da exchange, Gonzague Gay-Bouchery, observou uma vez que a empresa sofreu ataques DDoS “todos os dias, a cada hora”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Existem inúmeras teorias sobre quem seriam os autores desses ataques. Algumas especulavam que novas exchanges que entram no mercado podem ter sido responsáveis devido à “natureza sem lei do Bitcoin durante esse período”. No entanto, traders motivados pelo lucro são os candidatos mais óbvios.

De qualquer forma, as exchanges não foram os únicos alvos dos ataques DDoS; sites de apostas, pools de mineração, carteiras e fóruns também foram atacados. Um relatório do Departamento de Engenharia e Ciência da Computação da Southern Methodist University constatou que entre maio de 2011 e outubro de 2013, houve 142 ataques DDoS únicos em 40 serviços de Bitcoin, com “7% de todos os operadores conhecidos” tendo sido atingidos.

Derrubados pelo DDoS

Como vimos no início do texto, um ataque DDoS ao Bitcointalk foi algo que seguramente causou a queda do preço do Bitcoin, “manipulação do mercado no oeste selvagem” – e ele tinha razão. Com o fórum lento ou offline por completo (e outros portais de Bitcoin, como o Bitcoincharts, também foram afetados), o pânico começou e grandes vendas se seguiram rapidamente.

Quem praticasse o comércio assistiria então à queda do preço e compraria na parte inferior. Esse tipo de golpe acontecia o tempo todo durante os anos da Mt Gox, com informações sobre os hacks do fórum detalhadas aqui.

Os efeitos de mercado dos ataques DDoS no fórum Bitcointalk, em particular, foram reconhecidos em outros lugares, como no Reddit, onde um usuário comentou: “Subiremos novamente depois que o ataque parar. Esses vendedores nunca aprendem. Esta foi uma visão mais otimista do que outro usuário, que se enfureceu com o ataque: “Minha ordem alavancada recebeu margem por causa desses idiotas”.

DDoS ainda podem afetar o preço do Bitcoin?

Os ataques DDoS – como mostram os já citados casos da OKEx e Bitfinex – continuam sendo um problema para as exchanges, e a compra e venda de pânico ainda podem ser desencadeadas por esses eventos. No final de 2017, ataques generalizados de DDoS foram amplamente responsabilizados por eliminar US$53 bilhões do valor total do mercado de criptomoedas em menos de uma hora. Em 2018, o bitcoin caiu US$300 depois que a Bitmex fechou temporariamente após um ataque DDoS.

Vale ressaltar, no entanto, que os processos principais e os mecanismos de prevenção de DDoS melhoraram muito desde o ataque ao Bitcointalk. A perspectiva de qualquer trader – exceto uma “baleia” do mercado – influenciando sozinho o preço da mesma forma que naquela época é remota. Atualmente, o “criptotwitter” é a coisa mais próxima que temos do fórum Bitcointalk e, no improvável evento da rede social ser atacado via DDoS, o Bitcoin não sentirá tanto seus efeitos.

Leia também: Corte da França reconhece Bitcoin como dinheiro em processo judicial

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.