Categorias Notícias

Hashdex destaca efeitos da pandemia no mercado de criptoativos em carta mensal

A gestora de fundos de investimento em criptoativos divulgou mais uma versão de sua carta mensal aos investidores. O CriptoFácil teve acesso ao documento e traz aqui os principais pontos.

Em primeiro lugar, o Hashdex Digital Assets Index (HDAI), índice de criptoativos focado na representação do mercado a longo prazo, registrou uma queda de 28,1% no mês de março. NO acumulado de 2020, a queda do índice chega a 8,4%, aponta o documento.

Naturalmente, o baixo resultado se deve, em grande parte, à intensificação da pandemia de Covid-19, que impactou praticamente todos os mercados financeiros mundiais. A Hashdex destaca esse ponto ao ressaltar que mesmo com a forte queda, os fundos tiveram captação positiva durante o período.

“Apesar de termos vivido um dos piores meses das últimas décadas nos mercados, a Hashdex fechou março com captações líquidas de cerca de R$ 3 milhões. Esse fato nos orgulha imensamente, em especial, por demonstrar a confiança que os nossos investidores, antigos e novos, depositam na nossa tese e em nós”, afirmou a gestora.

Em seguida, a gestora detalhou a movimentação de seus fundos e também do índice HDAI, que não está atrelado a um número fixo de ativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O HDAI abriu o mês de março com uma leve recuperação, de 6% nos primeiros dias. A tendência foi fortemente revertida e, em meados do mês, a queda era próxima de 45% (em dólares) e a volatilidade havia disparado para além dos 150% a.a.. A essa altura, os fundos locais perdiam 7,7% (Discovery) e 37,2% (Voyager).”

Por fim, a carta destaca os riscos potenciais do investimento no mercado de criptoativos, particularmente devido a fatores técnicos, volatilidade e a natureza especulativa desses ativos. No entanto, encerra com uma nota otimista em relação ao desempenho do setor no longo prazo:

“Por fim, reiteramos que a nossa tese de longo prazo para os criptoativos, como uma tecnologia que pode gerar valor em diversas áreas, permanece absolutamente inalterada diante dos eventos vividos recentemente. As preocupações iniciais de que a queda nos preços dos criptoativos pudessem afetar significativamente as estruturas de incentivos que mantêm as blockchains não parecem estar se materializando até o momento. Em suma, apesar do susto, seguimos com um cenário extremamente positivo para os criptoativos no longo prazo.”

Você pode conferir o comparativo entre os fundos da Hashdex e outros fundos de criptoativos negociados no Brasil clicando aqui.

Leia também: Bitcoin como reserva de valor é uma excelente ideia, diz CEO da Hashdex

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.