Categorias Notícias

Ethereum anuncia 28 de fevereiro como nova data para o Constantinople

Depois de ter adiado o hard fork Constantinople devido à uma falha de segurança identificada poucas horas antes da ativação, os desenvolvedores do Ethereum anunciaram que irão ativar agora duas novas implementações, Constantinople e Petersburg, ambas na forma de hard fork que esta programado para acontecer no bloco 7.280.000 que deverá ser extraído em 28 de fevereiro.

Enquanto o Constantinople é a parte final do hard fork Metropolis, Petersburg é uma espécie de “gambiarra” que corrigirá justamente a falha que impediu o acontecimento do Constantinople em janeiro. Como mostrou o Criptomoeda Fácil, dentre os 5 EIPs programados para serem implementados com o Constantinople, um erro foi descoberto no EIP 1283, que teria permitido um ataque de reentrada assim que o código fosse ativado. Agora, como os desenvolvedores estavam ficando sem tempo, eles procuravam uma solução muito mais fácil para resolver o problema.

A solução foi ativar todos os EIPs no Constantinople (mesmo aquele com erro) e depois desativar o EIP 1283 imediatamente através de um outro hard fork com o nome de Petersburgo. Isso deve resolver o problema temporariamente e os recursos que foram propostos no EIP 1283 serão implementados em uma outra atualização posteriormente.

Esta é terceira vez que o Constatinople é agendado, na primeira, em 2018, durante testes, a equipe encontrou problemas nos clientes Parity e Geth, junto com um bug de consenso descoberto na implementação, isto fez a equipe remarcar o hard fok para janeiro de 2019. No entanto, chegada a data, outra vulnerabilidade foi encontrada e mais uma fez o hard fork havia sido adiado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: URGENTE! Vulnerabilidade faz hard fork do Ethereum ser adiado

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.