Categorias Notícias

Halving pode impulsionar o preço do Bitcoin no segundo semestre deste ano

O preço do BTC tem encontrando dificuldade em superar as resistências e alavancar uma nova alta. Em janeiro, embora o preço do criptoativo tenha sinalizado uma recuperação, logo a tendência mostrou-se outra e novamente o Bitcoin enfrentou uma desvalorização. Enquanto isso, outras criptomoedas como a Tron registraram uma forte valorização.

Para o trader MoonOverlod, uma nova valorização pode ocorrer somente no segundo semestre de 2019, impulsionado pelo halving de 2020, quando a recompensa por bloco minerado será reduzida pela metade (dos atuais 12,5 BTC para 6,25 BTC), diminuindo assim a quantidade de Bitcoin em circulação. O trader salienta também que a redução no bloco do Litecoin (LTC) e do Ethereum (ETH) também podem ajudar a impulsionar uma valorização no mercado de criptoativos.

“LTC reduzirá a recompensa pela metade em agosto deste ano e o ETH reduzirá em 33% em fevereiro. O BTC está reduzindo pela metade em pouco mais de um ano. Reduções de recompensa e halvings são os eventos que mais têm sido responsáveis por valorizações”, acrescentou o analista.

Geralmente, especialmente para os investidores que consideram as criptomoedas como investimentos de longo prazo, a redução da recompensa por bloco pela metade é considerada um catalisador positivo que pode alimentar a recuperação do mercado. De fato, uma análise do gráfico de preços do Bitcoin, indicam um valorização principalmente nos meses posteriores ao halving.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, alguns especialistas apontam que o halving não deve impactar no preço do Bitcoin pois, o BTC já estaria precificado o suficiente para o evento, ou seja, o valor atual já seria reflexo do evento do próximo ano. Opinião que para o economista sênior da Chainalysis Kim Grauer não é tão simples de ser comprovada.

“Essa é uma questão muito complexa. Por um lado, os cálculos diretos sobre o limite de mercado não levam em consideração as moedas perdidas. Considerando o quanto esse campo é altamente especulativo, esses cálculos de limite de mercado podem se transformar em modelos econômicos do mercado que impactam a atividade de gasto”, disse Grauer.

Leia também: 1 ano para o #halving2020: o que esperar do próximo corte de recompensa do Bitcoin?

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.