Categorias Notícias

Hackers se passam pela Receita Federal em novo phishing focado em roubar criptomoedas

Em um novo phishing que começou a ser encaminhado por email nesta quinta-feira, 16 de janeiro, hackers se passam pela Receita Federal e cobram um suposto débito gerado por sonegação. Para sanar o problema, o usuário deve baixar um aplicativo e emitir uma “declaração retificadora” para “evitar a penhora e posterior perdimento de bens”.

Mais um phishing explora a Instrução Normativa 1888

Usuários de criptomoedas começaram a relatar nesta quinta-feira, 16 de janeiro, que estão recebendo um email supostamente da Receita Federal. O email contém uma mensagem afirmando que o órgão fiscal detectou “a sonegação de elevada movimentação de criptomoedas”, e que por esse motivo foi gerada uma multa reversível no valor de R$23 mil.

Para reverter a multa, é necessário baixar um arquivo executável para evitar a “penhora e posterior perdimento de bens”. O arquivo, contudo, é uma tentativa de phishingPhishing é quando um agente mal intencionado cria uma página na internet ou disponibiliza um arquivo executável, e por meio destes métodos descobre credenciais da vítima para uma plataforma – podendo ser uma exchange ou as palavras-chave de uma carteira de criptomoedas, por exemplo.

Os hackers claramente se aproveitaram da Instrução Normativa 1888, criada pela Receita Federal, que obriga a declaração de transações com criptomoedas acima de R$30 mil em moldes específicos. Usuários mais ingênuos da criptoesfera podem acabar baixando o arquivo, ao tentarem esclarecer que não deixaram de declarar suas movimentações com criptoativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Abaixo, é possível verificar o email em sua integralidade:

Não é a primeira vez

No início de dezembro de 2019, outro phishing utilizou a Instrução Normativa 1888 como pano de fundo, e ainda acrescentou o nome da exchange Mercado Bitcoin. De acordo com o perfil do Twitter Defesa Digital, os usuários da exchange estavam recebendo um email para confirmar seus dados, exigência criada pela vigência da norma da Receita Federal.

É sempre bom ter atenção e confirmar nas redes sociais da entidade que supostamente encaminhou o email se ele é mesmo verdadeiro. Antes de realizar qualquer ação nesse sentido, é sempre bom ter cautela.

Leia também: Hackers norte-coreanos podem estar roubando criptomoedas pelo Telegram

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.