Notícias

Há 13 anos Satoshi Nakamoto esteve ativo pela última vez no Bitcointalk

Satoshi Nakamoto esteve ativo pela última vez no popular fórum Bitcointalk há exatos 13 anos. Segundo Chayanika Deka, ao contrário do que muitas pessoas dizem, Nakamoto não queria ser uma “figura misteriosa e sombria”. Em vez disso, o criador do maior criptoativo do mundo queria se concentrar no projeto de código aberto. Além disso, também queria dar mais crédito aos colaboradores que ajudaram no desenvolvimento do Bitcoin.

Mais de uma década depois, a identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo um mistério sem solução. Embora tenha criado o Bitcoin, Satoshi não atuou no BTC por muito tempo. Na verdade, ele contribuiu significativamente de 2008 a 2010. Em uma mensagem final para a comunidade, Nakamoto adicionou um tópico no bitcointalk.org chamado: “Adicionou alguns limites de DoS, removeu o modo de segurança”.

Bitcoin em crescimento e transformação

Nesta última mensagem, ele enfatiza que “há mais trabalho a fazer” e, em seguida, Nakamoto deixa de ser ativo no fórum. Nessa época 1 Bitcoin custava menos de US$ 0,20 e a rede “não era nada resistente a ataques DoS”. Alguns dias antes disso, Nakamoto também expressou aborrecimento com o Wikileaks.

Na época, a Wikileaks, para evitar o bloqueio financeiro dos EUA, passou a aceitar doações em Bitcoin. Satoshi não gostou disso, pois traria os reguladores para o Bitcoin. Ao mesmo tempo, ele alegava que a rede era muito pequena para isso.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, muita coisa mudou desde então na história do Bitcoin. Desde os primeiros dias, Satoshi Nakamoto previu que as camadas construídas sobre a blockchain do Bitcoin permitiriam expandir sua narrativa além do “dinheiro”.

Ainda segundo ele, a ideia de contratos inteligentes já era apontada como o futuro. Ou seja, ele já imaginava que isso transformariam o Bitcoin na estrutura ideal para desenvolver os recursos da Web3. Nesta linha a ambiciosa, atualização do Taproot implementada em novembro abriu esse caminho.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.