Categorias Notícias

Grupo político pretende lançar ICO para apoiar candidatos ao congresso dos EUA

Um comitê de ação política dos Estados Unidos (PAC) anunciou a intenção de realizar uma oferta inicial de moeda (ICO) para apoiar candidatos a cargos públicos, informou a Coindesk nesta quarta-feira, 28 de agosto.

O nome do programa será BitPAC e reunirá fundos próprios e provenientes da ICO, que será realizada por meio da venda de um token intitulado “Politicoin“.

“O BitPAC tem seus próprios fundos, mas também estamos fazendo uma oferta inicial de moedas”, disse Dan Backer, fundador do grupo. “Qualquer um que doe para o PAC a partir de sexta-feira, 30 de agosto pode obter um Politicoin.”

Backer explicou que não há nenhum valor de mercado associado ao token do BitPAC. O objetivo do token é conceder como benefício algum tipo de direito de voto aos seus detentores, algo que será realizado mais adiante.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“É um token de utilidade, não um valor mobiliário. Eu não me importo se as pessoas quiserem comprar ou vender seus tokens, ou se uma corretora quiser listar – isso seria fantástico. Temos planos de grande escala, grandes ou de longo prazo, mas temos que começar em algum lugar”, afirmou.

Inicialmente, o BitPAC pretende apoiar um único candidato: Dan Bishop, Senador do estado da Carolina do Norte. Ele pretende concorrer para a Câmara dos Deputados dos EUA em uma eleição especial.

Além do token, Backer também imagina uma futura plataforma onde os eleitores poderão mostrar apoio a qualquer candidato – tanto republicanos quanto democratas – desde que o mesmo esteja registrado na Comissão Eleitoral Federal dos EUA (FEC).

“Acho importante demonstrar que há um nível de maturidade política aqui”, disse ele. “Vai ser interessante ver. Mesmo que o projeto não dê certo, vamos aprender muito sobre esse processo.”

Segundo ato

O BitPAC foi inicialmente lançado em 2014 como uma entidade para auxiliar candidatos políticos a aceitarem doações feitas em Bitcoin. Na época, não estava claro como o Bitcoin poderia ser usado para doações políticas, disse Backer.

Em 2014, o BitPAC enviou oito carteiras de papel com Bitcoin para alguns políticos dos EUA, na esperança de que os destinatários pedissem à FEC esclarecimentos sobre como declarar essas doações. Entre os recebedores estavam os senadores Chuck Schumer (D-Nova York), Rand Paul (R-Kentucky), Ted Cruz (R-Texas) e Ron Wyden (D-Oregon), e os deputados Maxine Waters (D-Califórnia) e os ex-deputados Paul Ryan (R-Wisconsin), Jeb Hensarling (R-Texas) e Jared Polis (D-Colorado).

No entanto, nenhum deles questionou a FEC sobre o que fazer com as carteiras, e o PAC foi encerrado em 2018. Backer disse que resolveu dar novo dia ao projeto depois de perceber que ainda falta clareza sobre como as doações em criptomoedas podem ser relatadas.

“Realmente por um capricho eu olhei para um dos candidatos. Eu olhei para todos os candidatos a quem nós doamos criptomoedas. Acho que um deles relatou o recebimento, mas não converteu suas moedas”, disse Backer.

Em sua reformulação, Backer diz que o BitPAC tentará fornecer suporte a candidatos que apoiam o ecossistema de criptomoedas.

“Temos como alvo as pessoas com base no que elas gostam, o que as motiva”, explicou ele. “Nosso foco sempre foi a política inteligente.”

Se em 2014, o cenário era muito mais adverso – o Bitcoin era praticamente um desconhecido à época -, hoje, a situação é diferente. Vários estados já consideram a possibilidade de aceitar doações em criptomoedas para campanhas políticas. Até mesmo governadores pró-criptomoedas já foram eleitos nos EUA, como é o caso de Jared Polis no Colorado.

Leia também: Candidato à presidência dos EUA quer usar blockchain no sistema de votação

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.