Economia

Grayscale vence processo contra SEC em caso envolvendo ETF de Bitcoin; BTC salta

O primeiro ETF (fundo negociado em bolsa) de Bitcoin à vista (spot) pode estar mais perto de chegar aos Estados Unidos. Isso porque a Grayscale Investments obteve uma vitória contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

O Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia apoiou a Grayscale em seu processo contra a decisão do regulador de negar seu pedido para converter o Grayscale Bitcoin Trust em um ETF. O tribunal ordenou que o pedido de revisão fosse deferido e a ordem da comissão anulada.

A vitória não quer dizer que o fundo se tornará um ETF imediatamente, mas é um passo importante nesse sentido. Afinal, a SEC terá que revisar novamente a solicitação da Grayscale.

“Este é um passo monumental para os investidores dos EUA, para o ecossistema Bitcoin e para todos aqueles que têm defendido a exposição ao Bitcoin através das proteções adicionais do invólucro do ETF”, disse um porta-voz da Grayscale. “A equipe da Grayscale e nossos consultores jurídicos estão revisando ativamente os detalhes descritos na opinião do Tribunal e darão os próximos passos com a SEC.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na decisão, o tribunal chamou a negação da proposta do ETF à vista de “arbitrária e caprichosa”. Isso porque a SEC não conseguiu explicar o tratamento diferente de produtos similares.

O preço do Bitcoin (BTC) subiu com a notícia, saindo de US$ 26.130 para US$ 27.390 em um salto de cerca de 5% em algumas horas, de acordo com o CoinGecko.

Grayscale x SEC

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Grayscale processou a SEC em junho de 2022 depois que o regulador rejeitou o pedido da Grayscale para tornar o GBTC em um ETF de Bitcoin (BTC). De acordo com a SEC, as preocupações sobre manipulação de mercado levaram o órgão a rejeitar o pedido.

Contudo, a Grayscale não concordou com a decisão e acionou a justiça. Apenas uma hora depois que a SEC rejeitou o ETF, a gestora decidiu processar a autarquia.

Conforme os dados do processo, a Grayscale pediu que o Tribunal de Apelações dos EUA para o Distrito de Columbia revisasse a ordem da agência.

A Grayscale decidiu lançar o ETF de Bitcoin spot depois que a SEC aprovou o ETF de Bitcoin baseado em futuros da ProShares em outubro de 2021.

*Notícia atualizada para incluir contexto.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.