Categorias Notícias

Grande incorporadora revela o primeiro registro imobiliário em blockchain do Brasil

A Cyrela Brazil Realty, uma das maiores incorporadoras do mercado imobiliário brasileiro, revelou, segundo a reportagem do jornal Valor Econômico, ter realizado a primeira operação de registro de escritura com blockchain do Brasil.

De acordo com a reportagem, a operação foi feita em parceria com a Growth Tech, proprietária do projeto Notary Ledgers, representantes dos cartórios de Ofícios e Notas e de Registro de Imóveis de São Paulo, e a IBM Brasil. Embora todo o processo de registro de um empreendimento da companhia tenha sido feito usando a blockchain, o registro foi um espelho da operação física devido à regulamentação.

“Quando houver regulamentação para que os cartórios possam atuar, de fato, por meio da tecnologia, será possível acelerar o repasse dos recebíveis dos clientes para os bancos e, consequentemente, a geração de caixa. Para os clientes, o recebimento das chaves ocorrerá mais rapidamente. Isso tende a ocorrer no médio prazo”, destacou a diretora jurídica da Cyrela Rafaella Carvalho.

Ainda de acordo com a diretora, enquanto no processo tradicional o prazo de escritura, lavratura e registro de imóveis leva quase um mês, no modelo por meio da plataforma foi possível realizar todas as etapas em 20 minutos. A reportagem destaca que a partir de 2020, a Cyrela espera utilizar a tecnologia em contratos particulares, como promessas de compra e venda.

Se a regulamentação avançar, teremos o ciclo todo”, afirma a executiva.

Este não é o primeiro envolvimento da Cyrela com blockchain, no ano passado, a empresa lançou uma plataforma de empréstimos baseada em blockchain chamada CashMe, que oferece empréstimos com garantia de imóveis, setor que, segundo as empresas, atualmente movimenta cerca de R$16 bilhões no Brasil e tem potencial para chegar a R$100 bilhões em crédito concedido nos próximos 10 anos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Deputados federais criam projeto que torna lei o uso de blockchain no serviço público no Brasil

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.