Categorias Notícias

Governo da Bélgica lança site com dicas para evitar golpes envolvendo ativos digitais

É possível evitar a proliferação de “empresas” que se utilizam de ativos digitais para praticar golpes? Talvez seja uma tarefa mais árdua do que imaginamos. Mas existem formas de se prevenir e analisar bem um negócio antes de investir. E foram essas formas que o governo da Bélgica resolveu trazer em seu novo site.

O domínio, intitulado Trop beau pour être vrai (“bom demais para ser verdade”, em tradução do francês) mostra quais são os tipos mais comuns de esquemas envolvendo criptoativos e quais dicas colocar em prática para se proteger contra eles.

Tipos comuns de fraudes

  • Plataformas de investimento em criptoativos. Aqui o usuário é incentivado a investir e receber retornos incríveis. Estes sites afirmam que nenhuma experiência é necessária, e aparentemente está tudo bem – até o usuário tentar “sacar” seus fundos.
  • Pagamentos online usando criptomoedas. quer comprar algo através de uma loja online, mas a única forma de pagamento que o comerciante aceita é criptomoedas. Depois do pagamento, o item nunca é entregue e não é possível entrar em contato com a empresa. No entanto, se tivesse pago com um cartão bancário ou via PayPal, você estaria protegido contra esse tipo de fraude.
  • Apostas esportivas feitas com criptomoedas. O usuário é convidado a fazer uma aposta em algum tipo de evento esportivo – por exemplo, um jogo de futebol. Ele faz uma aposta e, se vencer, os seus “ganhos” aparecerão na sua conta com a empresa. Mas o saque dos fundos não pode ser feito.
  • Fraude de carteira. Isso se refere basicamente a golpes de phishing nos quais um site fraudulento finge ser confiável, e o dinheiro que o usuário achava que estava depositando em sua carteira simplesmente desaparece.

Como se proteger

  • Descubra com quem está lidando. Quem é o ponto de contato? Se é um site, quando foi criado? Quem são as pessoas por trás disso? Se você não consegue encontrar informações confiáveis, não invista.
  • Tenha cuidado ao compartilhar seus dados pessoais. Seja muito suspeito se um site ou pessoa que você não conhece solicitar o seu documento de identidade com foto, comprovante de endereço, número da conta ou detalhes do cartão de crédito/débito.
  • Exija informações claras. Faça muitas perguntas. Dedique seu tempo antes de decidir aceitar qualquer oferta de investimento. Não se permita ser pressionado a tomar uma decisão rápida.
  • Desconfie de alegações absurdas sobre lucros fora da realidade. Quando um retorno parece bom demais para ser verdade, é porque geralmente não é. Um lucro nunca é garantido.

Por fim, o site oferece um recurso de verificação de confiabilidade onde o usuário digita o endereço de um site que parece suspeito e, se esse site tiver sido denunciado como fraude, aparece uma notificação sobre esse fato. Embora um resultado “negativo” não significa necessariamente que o site é seguro, a ferramenta fornece um meio de trazer mais confiabilidade a um mercado alvo de diversos golpes em potencial.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.