Governo brasileiro quer criar laboratório de Blockchain

O governo brasileiro pretende criar um grupo de trabalho interministerial com o objetivo de disponibilizar um laboratório de Blockchain para promover a colaboração dos agentes públicos com o intuito de repensar serviços públicos baseados em um novo modelo de confiança entre o governo e a sociedade, segundo apurou a reportagem do Criptomoedas Fácil junto à assessoria de imprensa da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

O projeto do MP visa a fomentar “o estudo do potencial e dos riscos relacionados à tecnologia Blockchain, além de promover a colaboração entre os órgãos da administração pública federal para a construção de soluções de TI que promovam a desburocratização e minimizem o risco de fraude na prestação de serviço público e, assim, viabilizar a elaboração de um plano de ação estratégico para o uso eficaz dessa tecnologia, nesse ambiente”, diz trecho do comunicado oficial enviado à reportagem.

A primeira iniciativa, ainda em andamento, pretende conhecer os potenciais, bem como as restrições das plataformas disponíveis. Inicialmente, a Setic conheceu a prova de conceito construída pela IBM para registrar o ciclo de vida de veículos no Blockchain, via plataforma Hyperledger. E continuou, em conjunto com a Microsoft e a ConsenSys, para a avaliação do potencial do uPort, sistema de identidade da plataforma Ethereum, para viabilizar a gestão de identidade via Blockchain, além do compartilhamento de documentos assinados entre os órgãos da administração pública.

Também já houve uma proposta da Setic em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em propor ao Denatran uma prova de conceito, liderada pelo Brasil, para a implementação, via Blockchain, do sistema de consulta e intercâmbio de informações sobre circulação de veículos entre os estados pares do Mercosul.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A vocação do Blockchain é resolver questões de um setor, de forma colaborativa e para as quais a confiança pode ser implementada via tecnologia. O desafio é encontrar em políticas da administração pública, cuja solução mais aplicável seja a tecnologia Blockchain e cujos intervenientes estejam dispostos a colaborar entre si, afirma outro trecho do comunicado.


Para mais notícias sobre o Bitcoin, Ethereum, Altcoins e Blockchain siga-nos em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/criptomoedasfacil/
Youtube: https://www.youtube.com/c/criptomoedasfacilcf
Telegram: http://telegram.me/criptomoedasfacil
Twitter: https://twitter.com/criptofacil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16170094
Instagram: https://www.instagram.com/criptofacil 

Compartilhar
Milton Leal

Jornalista econômico com mais de 10 anos de experiência, documentarista e viajante do mundo. Conheceu a Blockchain no final de 2014. Desde então, acredita na descentralização como meio para a revolução.

This website uses cookies.