Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Estados Unidos

Governo Biden prepara regulamentação de criptomoedas como assunto de “segurança nacional”

  • Por Luciano Rocha
  • - 28/01/2022
  • às 19:05
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Governo Biden prepara regulamentação de criptomoedas como assunto de “segurança nacional”
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

De acordo com fontes anônimas, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden prepara uma ordem executiva para a regulamentação de criptomoedas. Na visão do presidente, trata-se uma “questão de segurança nacional” para os EUA.

A administração de Joe Biden quer esclarecer de uma vez por todas o cenário regulatório em torno das criptomoedas e, ao mesmo tempo, exercer maior controle sobre o setor. Com a ordem executiva, as agências federais deverão sofrer mudanças no nível de prioridade com que tratam as criptomoedas.

Publicidade

Uma ordem executiva declarando a regulamentação das criptomoedas, ou seja, não passa pelo Congresso do país. Nesse sentido, o memorando teria o papel de coordenar a atuação das diversas agências federais.

Uma Visão Holística

De acordo o portal estadunidense Barron’s, o memorando de segurança nacional buscaria essencialmente alcançar a coordenação entre todos os poderes do governo, de modo a distinguir e limitar as competências de cada uma das entidades envolvidas.

Atualmente, existem vários conflitos a respeito da atuação de cada agência federal. Esses conflitos  envolvem sobretudo as agências responsáveis por questões fiscais e regulatórias do mercado, como:

Publicidade
  • Receita Federal dos EUA (IRS);
  • Comissão para Regulamentação de Futuros e Commodities (CFTC);
  • Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC);
  • Escritório do Controlador da Moeda (OCC).

Cada uma dessas agências emitiu várias declarações que afetaram a indústria de criptomoedas. Em várias ocasiões, essas declarações não tiveram qualquer coordenação entre si. Como resultado, as agências trabalharam separadamente em agendas muito semelhantes.

Para evitar esse conflito e suas consequentes ineficiências, a fonte anônima disse ao Barron’s que Biden e seus assessores querem alcançar a unidade de pensamento. Assim, o democrata pretende conseguir algo que os governos anteriores não conseguiram.

“Isso foi projetado para olhar de forma holística para os ativos digitais e desenvolver um conjunto de políticas que dão coerência ao que o governo está tentando fazer nesse espaço”.

Embora seja uma prerrogativa do presidente, Biden não fará a elaboração da ordem executiva sozinho, mas terá o apoio de várias agências. Todos os órgãos abaixo serão convocados para emitir diretrizes para regular criptomoedas, stablecoins e tokens não fungíveis (NFT).

Publicidade
  • Departamento de Estado;
  • Departamento do Tesouro;
  • Conselho Econômico Nacional;
  • Conselho de Assessores Econômicos;
  • Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

E a ordem executiva não pretende se restringir aos EUA, pois as relações internacionais estão incluídas nesta matéria. A fonte observou que o governo Biden acredita que é necessário trabalhar com outros países “na sincronização” dessas regras.

Ordem pode afetar negativamente as criptomoedas?

Os esforços de Joe Biden para controlar o ecossistema de criptomoedas foram vistos com desconfiança por entusiastas e empreendedores do mercado. Esses grupos viram o Projeto de Lei de Infraestrutura ser discutido no ano passado e temem que a ordem executiva traga os mesmos problemas.

Este projeto visava regulamentar o setor de criptomoedas nos EUA, mas trazia uma série de problemas. Na prática, poderia impossibilitar que carteiras descentralizadas, protocolos de finanças descentralizas (DeFi) e outras empresas do mercado funcionassem corretamente se fossem considerados corretores.

Publicidade

Outra fonte de preocupação é o America COMPETES Act, que é potencialmente perigoso para o setor de criptomoedas. Conforme explicou Jerry Brito, do Coincenter, o projeto daria ao Secretário do Tesouro poder unilateral ilimitado de proibir exchanges e outras instituições financeiras de se envolver em transações de criptomoedas.

Leia também: Problemas no sistema Anchor podem afetar protoloco Terra, alerta executivo

Leia também: Trezor volta atrás e desiste de pedir KYC polêmico aos seus usuários

Publicidade

Leia também: Salvadorenhos apoiam Bitcoin apesar das críticas do FMI

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.