Categorias Notícias

Filho do Governador de São Paulo João Dória promove evento sobre blockchain

Nesta terça-feira, 27 de novembro, João Doria Neto,  filho do novo Governador do Estado de São Paulo João Dória promoveu um evento focado no ecossistema das criptomoedas e da blockchain. O evento, denominado “LIDE NEXT”, foi organizado pela LIDE, empresa comandada por Dória, e contou com a presença de Gil Giardelli, cofundadora da 5ERA; Percival Silva de Lucena, cientista pesquisador da IBM; Fernando Furlan, presidente da ABCB (Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain); Helio Ferreira Moraes, sócio da Pinhão e Koiffman Advogados; George Marcel Smetana, consultor do Departamento de Pesquisas e Inovação do Bradesco, e Gustavo Paro, diretor Latam da R3.

Os palestrantes abordaram diversos temas durante o encontro, entre eles como a blockchain pode ser uma nova ferramenta de consenso para governos e empresas e como a tecnologia pode ser a máquina de confiança em uma sociedade que caminha para o compartilhamento de produtos ao invés da centralização na propriedade particular.

Furlan debateu o tema da regulamentação e demostrou a preocupação da entidade, e, em particular, de todo o ecossistema das criptomoedas, com as possíveis novas determinações da Receita Federal em torno do comércio de Bitcoin no Brasil, e também apresentou aos participantes como está a proposta de regulamentação do mercado em discussão no Congresso Federal e como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem encarado o tema. Já Smetana, do Bradesco, e Paro, do R3, destacaram a blockchain “na prática”, ou seja, como a tecnologia vem sendo usada em diferentes aplicações por parte das empresas para melhorar os serviços oferecidos aos clientes e também agilizar processos internos.

Dória, que assumirá o governo do Estado de São Paulo no dia 01 de janeiro de 2019, ainda não deu nenhuma declaração sobre os projetos baseados em blockchain que o executivo vinha desenvolvendo, como o caso do IluminaSP. O Criptomoedas Fácil revelou também que o governo vinha discutindo, como um todo, a implementação da blockchain em seus processos e, para isso, realizou um encontro interno no qual abordou, além da blockchain, temas como cultura da inovação, aspectos jurídicos, smart gov, transformação digital, ecossistema de inovação para o Estado, que contou com a participação de Rosine Kadamani, cofundadora da Blockchain Academy, e teve como objetivo debater usos e desafios da inovação na Administração Pública e o novo marco legal na área de inovação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.