Google cria laboratório para ampliar investimentos em blockchain e Web3

Pouco tempo depois de o CEO da Alphabet, conglomerado de tecnologia controladora do Google, afirmar que a empresa está explorando blockchain e Web3, o Google criou um laboratório especializado em pesquisar essas tecnologias.

De acordo com e-mail interno que circulou na empresa e foi acessado pela Bloomberg, a divisão chamada Labs será liderada por Shivakumar Venkataraman, VP de engenharia. Além disso, a nova empreitada também vai focar em outras tecnologias descentralizadas.

O objetivo, segundo o e-mail, é ampliar as iniciativas de Web3 com protótipos e testes de conceito.

É possível que a empresa passe a explorar também o metaverso, seguindo o exemplo de outras inúmeras companhias de tecnologia. Isso porque o laboratório inclui uma incubadora interna para projetos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um porta-voz da empresa não quis comentar a notícia da Bloomberg.

Google e criptomoedas

Como mencionado, Sundar Pichai, CEO da Alphabet, já havia adiantado que a empresa estava de olho nas tecnologias descentralizadas.

“Então, como empresa, estamos analisando como podemos contribuir para o ecossistema [Web3] e agregar valor”, disse.

Web3 refere-se ao “futuro” da internet, que já está em desenvolvimento. Seu foco é descentralização – possibilitada pela blockchain – e conteúdos desenvolvidos pelos usuários. A ideia é que as pessoas possam usar a internet sem abrir mão de seus dados.

Embora não tenha fornecido detalhes precisos de como a empresa pretende adotar a tecnologia por trás das criptomoedas, Pichai exemplificou como a equipe de nuvem está explorando as possibilidades dessas tecnologias disruptivas:

“Apenas um exemplo, nossa equipe de nuvem está analisando como eles podem atender às necessidades de nossos clientes na construção, transação, armazenamento de valor e implantação de novos produtos na plataforma baseada em blockchain (…) Então, definitivamente estaremos observando o espaço de perto e apoiando-o onde pudermos.”

Mas esta não é a primeira incursão do Google no mercado cripto. Recentemente, conforme noticiado pelo CriptoFácil, o Google concluiu uma parceria com Coinbase e Bitpay para permitir custódia de criptomoedas em carteiras digitais.

Antes disso, em 2021, a empresa firmou uma parceria com a Bakkt, para ampliar sua oferta de tecnologia e criptomoedas.

Leia também: Mineradores de Bitcoin lucraram R$ 5 bilhões em fevereiro

Leia também: As atuais redes de internet não estão prontas para o metaverso, diz executivo

Leia também: MB Digital Assets abre negociações de fan token do Santos no mercado secundário

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.