Segurança

Golpista ‘misterioso’ lança até 5 memecoins fraudulentas por dia há 2 anos

Infelizmente, os golpes no mercado de criptomoedas são relativamente frequentes. São golpes de rug pull (quando os criadores do projeto fogem com o dinheiro dos investidores), golpes de flash loan (quando se usa uma brecha para explorar um protocolo), golpes de pump and dump, e muitos outros. Algumas fraudes, sobretudo as de pump and dump e de rug pull, podem envolver memecoins, as criptomoedas meme que ficaram populares após o sucesso da Dogecoin (DOGE).

E um agente malicioso ainda misterioso tem investido nesse tipo de golpe há um bom tempo. Dados recém-divulgados no Twitter revelam que uma única carteira foi vinculada a mais de 2.000 golpes de rug pull. Mais precisamente, o endereço terminado em c6cd646F supostamente lançou no mercado de dois a cinco memecoins fraudulentas por dia nos últimos dois anos sem ser descoberto.

Golpista em série?

Esses números expressivos estão levando muitos participantes do mercado a rotular o dono da carteira como um dos maiores golpistas do setor. Além disso, os investidores estão sendo alertados para rotular a carteira no Etherscan para evitar dar mais dinheiro para o golpista:

“Esta carteira lançou de 2 a 5 rug pulls de memecoin diariamente por quase 2 anos consecutivos: 0xCc16D5E53C1890B2802d5441d23639CAc6cd646F. Esses desenvolvedores têm uma agitação incrível. Certifique-se de etiquetá-lo no Etherscan para não encher os bolsos deles com seu dinheiro. Insanidade absoluta”, tuitou a conta @CoinGurruu.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda não se tem ideia de quanto o golpista lucrou com essas fraudes e muito menos de quem ele é. Mas lançar uma memecoin na rede Ethereum, por exemplo, pode custar até US$ 800 (R$ 4 mil).

Além disso, pode ser que a carteira esteja apenas vinculada a alguma exchange centralizada de criptomoedas. Ou seja, pode ser que o proprietário da carteira não seja diretamente responsável pelas fraudes.

À medida que a popularidade das memecoins continua a crescer, também aumenta o potencial para golpes. Portanto, os investidores devem ser cautelosos e realizar pesquisas completas antes de se envolver em qualquer projeto de criptomoeda.

Febre das memecoins

A febre das memecoins parece ter voltado aos níveis de 2021, quando várias criptomoedas meme chegaram ao mercado. Conforme noticiou o CriptoFácil na última semana, até mesmo os traders de NFTs se voltaram para este setor e estão lançando novas memecoins.

“Tenho negociado NFTs por alguns anos, entrei em memecoins porque estou apenas tentando minha sorte e vi outro membro ter, tipo, lucros insanos”, disse Not Easy, um membro da UDO.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.