Segurança

Golpes: mania de memecoins causa 24 ataques em 10 dias

A mania das criptomoedas-meme (memecoins), e até o Bitcoin Pizza Day impulsionaram a criação de tokens e criptomoedas fraudulentas para aplicação de golpes. De acordo com a empresa de segurança PeckShield, o mercado registrou a criação de 24 tokens de memes fraudulentos nos últimos dez dias.

Os golpistas parecem ter aproveitado a oportunidade para criar e liquidar seus tokens falsos e drenar milhões de dólares de investidores. Afinal, a valorização de nomes como a Pepecoin (PEPE) atraiu milhares de pessoas para este mercado.

Só que os desenvolvedores desses projetos é quem estão por trás dos golpes. Ainda de acordo com a pesquisa da PeckShieldAlert, houve um grande aumento nas puxadas de tapetes (rug pulls). Ou seja, golpes nos quais os criadores do projeto abandonam o token.

Rug pulls lideram

A PeckShield listou 24 memecoins falsas que realizaram golpes de rug pull nos últimos dez dias. Entre os principais estão BENS, PSYOP, FOG, TINDER e WorldCoin. Todos esses tokens atraíram um grande volume de dinheiro, mas perderam sua liquidez rapidamente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Perder a liquidez significa que os grandes detentores venderam os tokens em massa, fazendo o preço despencar. A maioria desses tokens “virou pó” após o ato, que na maioria dos casos partiu dos criadores do projeto.

Todos esses tokens surgiram da mania das memecoins, pois esses termos viraram tendência nas mídias sociais. De fato, um desses tokens chamado SEI foi criado nesta terça-feira (23), mas já teve sua liquidez retirada.

A PeckShield relatou que os responsáveis pelos golpes do token SEI inicialmente colocaram 5,19 Ether (ETH) na OKX, com o objetivo de inflar artificialmente o preço do token. Esses projetos costumam fazer isso com o objetivo de atrair novos investidores.

À medida que mais pessoas compravam o SEI, se preço subia, gerando lucros enormes. Mas após chegar em uma máxima, os desenvolvedores drenaram o pool e o preço do token desabou, lesando todos que não conseguiram vendê-lo a tempo.

Pizza Day também impulsiona golpes

Mas não foi apenas o setor de memes que gerou golpes nos últimos dias. Até o Bitcoin Pizza Day deu a golpistas a oportunidade de roubar dinheiro de quem comemorava a data.

Durante a segunda-feira (22), data do Pizza Day, emissores de tokens falsos lucraram mais de US$ 200 mil com golpes relacionados ao 13º aniversário do evento, que marca a primeira transação comercial de Bitcoin (BTC).

Do total de golpes, cerca de 14 memecoins relacionadas à pizza foram emitidas um dia antes do Pizza Day e a maioria delas acabou sendo fraude, de acordo com o Dextool. A PeckShield alertou ainda para não cair no último token criado – BEREAL, que também é um golpe.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.