Segurança

Golpe? Autoridades do Reino Unido emitem alerta contra FTX; entenda

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês), principal órgão regulador do país, alertou os investidores sobre a exchange FTX.

De acordo com a FCA, a empresa não tem autorização para oferecer produtos e serviços no Reino Unido, e cidadãos britânicos que usarem a FTX podem perder todo o seu dinheiro. Nesse sentido, a FCA disse que a FTX está “visando pessoas no Reino Unido, enquanto os investidores “provavelmente não receberão seu dinheiro de volta se as coisas derem errado”.

Ou seja, por não estar sujeita às leis britânicas, a FCA não poderia autuar a FTX caso a exchange tenha algum problema. Isso significa que cidadãos britânicos que tenham conta na FTX estariam “desamparados” pela lei.

A ouvidoria do país também não pode ajudar os usuários em caso de perda financeira, acrescentou a FCA.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Reino Unido e FTX

Em abril deste ano, a FCA exigiu que todas as empresas de criptomoedas que prestam serviços no Reino Unido atendessem a certos padrões. Nesse sentido, a autarquia frisou especialmente o respeito às suas regras de combate à lavagem de dinheiro.

Após o anúncio, exchanges como a Kraken e Crypto.Com concluíram essa etapa e receberam a luz verde para operar em território britânico. Por outro lado, exchanges como a Binance Markets Limited (uma subsidiária da Binance sediada no Reino Unido) não tiveram a permissão concedida.

No ano passado, conforme noticiou o CriptoFácil, a FCA suspendeu a Binance Markets Limited (uma subsidiária da Binance sediada no Reino Unido) por não ter licença para operar no país. A exchange cumpriu com os requisitos logo depois, mas seguiu com as operações suspensas.

Já a FTX não possui essa licença e, dessa forma, não pode oferecer serviços aos cidadãos britânicos.

FTX responde e acusa tentativa de “golpe”

Em resposta ao aviso da FCA, um porta-voz da FTX disse que a empresa está ciente, mas acrescentou que o órgão listou um número de telefone incorreto para a troca. Além disso, os telefones apresentados pelo órgão estariam associados a golpistas.

“Estamos analisando e nos comunicando com os reguladores. Acreditamos que um golpista está se passando pela FTX. Os números de telefone listados pela FCA não são da FTX e estão listados como ligados a fraudes”, disse o porta-voz à Bloomberg.

Ou seja, há a possibilidade da FCA ter autuado a exchange por algo que ela não fez, mas sim pelo qual foi vítima. Logo, os cidadãos britânicos estariam sendo alvos de golpistas que se passaram pela empresa para captar dinheiro.

Após a declaração da FTX, um porta-voz da FCA também divulgou um alerta. Sem citar a FTX, a mensagem alertava sobre golpes e pedia celeridade na resolução deste caso.

“Dados os riscos para os consumidores de empresas não registradas ou fraudulentas, é importante emitir avisos o mais rápido possível e emitir atualizações se mais informações surgirem”, disse a FCA.

A FTX realizou uma grande expansão nos últimos meses, apesar das quedas do mercado. No início deste ano, estabeleceu uma sede regional em Dubai e, meses depois, lançou uma bolsa no Japão para atender traders e investidores locais de criptomoedas.

Leia também: Fiasco: ETHW sofre diversos problemas e preço cai 90%

Leia também: Suspeita de manipulação de preço no token AVAX faz cair 20%; Entenda

Leia também: Coreia do Sul pede à Interpol que emita aviso vermelho para Do Kwon

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.