Economia

Goldman Sachs: corte de juros nos EUA começará após halving do Bitcoin

O Goldman Sachs, um dos maiores bancos dos Estados Unidos, fez sua estimativa sobre a política de juros do Federal Reserve (Fed). Nesta segunda-feira (11), um relatório do banco apontou que o Fed iniciará cortes nas taxas de juros no próximo ano, a partir do terceiro trimestre. Em outras palavras, os cortes deverão começar meses após o halving do Bitcoin (BTC), previsto para abril.

Isso pode beneficiar a criptomoeda. Afinal, uma queda nos juros pode intensificar as valorizações que o Bitcoin registra nos ciclos de halving.

Cortes no terceiro trimestre

O Goldman Sachs prevê que o Fed realizará dois cortes nas taxas de juros no próximo ano devido ao arrefecimento da inflação. A princípio, o banco estimava que o primeiro corte ocorreria somente em dezembro de 2024. Agora, afirma que os cortes nas taxas começarão ainda no terceiro trimestre.

Isto fará com que as taxas de juro caiam para 4,8% até ao final de 2024, trazendo um impulso de alta muito necessário aos mercados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

 

“Os dados saudáveis do crescimento e do mercado de trabalho sugerem que os cortes nas taxas não são iminentes. Mas as melhores notícias sobre a inflação sugerem que os cortes podem ocorrer um pouco mais cedo”, disse o economista do Goldman Sachs, Jan Hatzius.

A inflação do mês passado, medida pelos índices IPC e do PCE, arrefeceu substancialmente, juntamente com o sentimento de que o pior da inflação ficou para trás. No entanto, os dados de emprego divulgados na semana passada foram mais fortes do que o esperado e indicam que o mercado de trabalho dos EUA ainda está forte.

Essa maior força da economia é o que impede o Fed de cortar os juros mais cedo, temendo uma volta da inflação. Mas a ferramenta CME FedWatch mostra uma probabilidade de 98,4% de o Fed manter as taxas inalteradas na reunião desta semana. A taxa atual está na faixa entre 5,25% e 5,50%.

Impacto nos preços do Bitcoin

Os responsáveis da Fed continuam céticos no que se refere à queda da inflação e defendem uma posição mais firme. Jerome Powell, presidente do Fed, está sob pressão para definir planos de cortes nas taxas de juros. Os investidores se preparam para a decisão sobre a taxa esta semana, o que definirá uma direção para os mercados nas próximas semanas.

Um atraso nos cortes de juros pode impedir a recuperação dos preços do BTC durante o halving, impedindo novas altas. Além disso, os investidores institucionais também parecem estar saindo do mercado, com as entradas de recursos em fundos de criptomoedas caindo em relação às semanas anteriores.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.