Categorias Notícias

Gigante mundial de transporte marítimo anuncia operações com a blockchain

Nesta semana, a Maersk, maior empresa de navegação e logística marítima do mundo, abraçou a tecnologia blockchain e depois de iniciar uma parceria em 2016 com a IBM, e sua plataforma Hyperledger, na qual começaram a colaborar na exploração dos benefícios da blockchain aplicados ao setor, a empresa anunciou a implementação da primeira plataforma blockchain para seguros marítimos, a Insurwave, uma joint venture entre a Guardtime, fornecedora de segurança de software, e a Ernst & Young, uma empresa de consultoria e auditoria.

De acordo com o Seatrade Maritime News, a plataforma também está sendo usada por outras companhias como Willis Towers Watson, MS Amlin e XL Catlin e, como mostra Lars Henneberg, diretor de risco e seguro da AP Moller-Maersk, a mudança para a plataforma ajudou a automatizar os processos manuais e reduziu as ineficiências da empresa. A tecnologia gerenciará riscos para mais de 1 mil embarcações e suportará mais de 500 mil transações no primeiro ano.

Todd McDonald, diretor de parcerias e co-fundador do conglomerado blockchain R3, disse no site da organização que o Insurwave é uma implantação inovadora do software Corda que agora está disponível na plataforma Azure da Microsoft. O Corda pode vincular dados de várias partes aos contratos de políticas, recebendo e respondendo às informações que resultem em um processo de negócios ou alteração de preço. Pode registrar informações sobre ativos e transações e validar os dados de notificação e perda. Os principais benefícios são custos mais baixos, maior volume de vendas e conformidade com regras.

Todas as partes do contrato estão a par da visibilidade em tempo real das condições, segurança e localização dos ativos que estão sendo transportados em todo o mundo, oferecendo preços justos e precisos e subscrição, disse McDonald. Os participantes também obtém economias operacionais com o uso aprimorado do pessoal de processamento de sinistros, gerenciamento de riscos e alteração de políticas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Alastair Swift, CEO da Willis Towers Watson, disse que a tecnologia blockchain tem o potencial de revolucionar os seguros, para confirmar assim, afirmou que a primeira transação de seguro feita na blockchain simplificou e agilizou todo o processo tradicional e criou valor agregado para os clientes da empresa.

As políticas serão atualizadas automaticamente para refletir o risco usando IoT e contratos inteligentes, de acordo com Martin Henley, diretor de informações da XL Catlin. A empresa está pronta para começar a trabalhar na abertura da plataforma para outros segmentos de seguros. A Microsoft e a Guardtime pretendem estender a Insurwave aos setores de logística global, carga marítima, energia e aviação.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.