Categorias Notícias

Gigante de aviação mira blockchain para rastrear drones e viagens aréas urbanas

Nesta semana, a Boeing, uma das maiores empresas do setor aéreo do mundo, anunciou uma parceria com a SparkCognition, empresa especializada em Inteligência Artificial, para desenvolver uma plataforma descentralizada utilizando blockchain capaz de “rastrear veículos aéreos não tripulados em vôo e alocar corredores e rotas de tráfego” para garantir transporte seguro.

O setor de logística aérea tem atraído a atenção de inúmeras empresas como a Amazon e a Boeing quer aproveitar seu know how na aviação para beneficiar-se desta nova demanda. A empresa pretende implantar várias aplicações comerciais, incluindo entrega de pacotes e viagens aéreas urbanas, algo muito parecido com o táxi aéreo anunciado pelo Uber. E, para monitorar toda esta nova frota autônoma, a empresa norte-americana planeja utilizar a cadeia de blocos para que seja possível, criar uma “interface de programação padronizada para suportar a entrega de pacotes, inspeção industrial e outras aplicações comerciais”, acrescentou a empresa.

“Estamos em um ponto da história em que os avanços tecnológicos e as tendências sociais estão convergindo para exigir soluções ousadas e uma maneira diferente de viajar”, disse o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop.

Como informa a agência de notícias CCN, para se preparar para este futuro, a empresa lançou a Boeing NeXt, uma nova subsidiária que usará a P&D da empresa para concentrar-se no avanço de vôos autônomos e viagens urbanas. A subsidiária também está liderando o desenvolvimento de um conceito de vôo hipersônico, decolagem e aterrissagem de veículos elétricos (eVTOL) para transporte de cargas sob demanda.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.