Categorias Notícias

Gestora brasileira lança ETF cripto focado em DeFi; período de reserva começa nesta terça(18)

A gestora brasileira Hashdex anunciou na segunda-feira (17) o lançamento do primeiro fundo de índice (ETF) do mundo com exposição ao ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi).

O período de reserva do novo ETF começa nesta terça-feira (18). A cota será negociada inicialmente por cerca de R$ 50.

Previsto para ser lançado na bolsa brasileira, a B3, na segunda semana de fevereiro, o ETF Hashdex DeFi Index Fundo de Índice vai replicar o “CF DeFi Modified Composite Index”, da CF Benchmarks.

Trata-se de um dos principais provedores globais de índices de criptoativos que busca representar os tokens DeFi.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“As finanças descentralizadas nada mais são que aplicações baseadas em blockchain e contratos inteligentes que viabilizam a criação de uma nova infraestrutura para os serviços financeiros tradicionais, como empréstimos, seguros e transações de valores”, explicou o CEO da Hashdex, Marcelo Sampaio.

Conforme destacou o executivo, investir em DeFi equivale a investir nas fintechs do futuro.

“É um mercado muito promissor que, por conta de suas tecnologias disruptivas, pode crescer exponencialmente nos próximos anos”, completou.

ETF será composto por 12 ativos DeFi

Inicialmente, o CF DeFi Modified Composite Index será composto por 12 ativos, de 3 categorias do ecossistema DeFi.

A primeira delas é a de protocolos DeFi, que oferecem soluções práticas e modernas para serviços financeiros. Essa categoria vai incluir os protocolos Unisawap, AAVE, Compound, Maker, Yearn, Curve, Synthetix e AMP.

Já a segunda categoria é de protocolos de suporte que auxiliam protocolos DeFi com serviços de armazenamento/consulta de dados, verificação de identidade e soluções de escalabilidade. Os tokens desta categoria são: Polygon, Chainlink e The Graph.

Por fim, a terceira categoria é de plataformas de Registro. Ou seja, blockchains nas quais as transações são validadas e registradas. Nesta categoria está a rede Ethereum (ETH).

De acordo com a Hashdex, os coordenadores da oferta serão Genial, Itaú BBA e XP. A taxa de administração do ETF é de 1,3% ao ano.

O DEFI11 é o quarto ETF de criptoativos disponibilizado pela Hashdex. Afinal, a gestora já listou na B3 o HASH11, que segue um índice de criptomoedas criado pela Hasdex e pela Nasdaq; o BITH11 que investe em Bitcoin e o ETHE11 que investe em Ethereum.

Leia também: Apenas 30% da população de El Salvador confia no Bitcoin, relata pesquisa

Leia também: Bitmain lança novo minerador de Bitcoin mais potente e com refrigeração líquida

Leia também: Bitcoin permanece em queda e chega a US$ 41 mil. Cardano perde força e já acumula queda de 3%

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.