Notícias

Gerente da Fundação C&A afirma que blockchain é o caminho para a sustentabilidade

Em agosto de 2018, o CriptoFácil noticiou que a Fundação C&A havia destacado a importância da tecnologia blockchain na indústria da moda como um pivô no combate à falta de transparência – e, consequentemente, ao trabalho escravo que, não tão raramente, é empregado neste setor.

Na oportunidade, foi ressaltada a declaração da diretora executiva da Fundação C&A Leslie Johnston sobre condições de trabalho mais justas e dignas por meio da transparência da cadeia de produção:

“Transparência é sobre ter informações que permitam a todos da cadeia produtiva serem responsáveis por suas ações, empoderando trabalhadores, por exemplo, ou para que governos façam seu trabalho certificando-se de que essas fábricas trabalhem de acordo com padrões de conformidade. Estou empolgada com o potencial da transparência combinado a tecnologias, como a blockchain, por exemplo. É a primeira vez na história em que estamos aptos a ter transparência nesse grau numa indústria tão dispersa geograficamente.”

No dia 15 de julho, por meio de um artigo publicado pela Folha de São Paulo, a Fundação C&A voltou a valorizar o potencial que a blockchain possui em dar mais transparência às relações de produção. Stephanie Klotz é gerente da Fundação e, ao ser questionada sobre inovações na área de sustentabilidade que terão impacto significativo dentro de três anos, ela respondeu:

“Acreditamos que a transparência desempenha um papel importante na transformação da indústria, especialmente para melhorar as condições de trabalho do produtor. Por exemplo, a Fundação C&A lançou uma maneira de rastrear a produção de roupas usando a tecnologia blockchain.”

O rastreio da produção de roupas com tecnologia blockchain ao qual Klotz refere-se, foi possível por meio da parceria entre a C&A e o Alinha. O Instituto Alinha trabalha “assessorando empreendedores de pequenas oficinas a regularizarem seus negócios e os conecta com marcas e estilistas interessados em contratar uma oficina”, conforme consta no site oficial da instituição. A conexão é feita por meio da tecnologia blockchain e é aplicada para mais empresas além da C&A.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Iniciativas como esta demonstram como a tecnologia blockchain transcende as esferas econômica e financeira, tendo relevante função social no meio onde é inserida.

Leia também: C&A utiliza blockchain na busca por transparência e combate à escravidão na indústria fashion

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.