Categorias Notícias

Fundador da Cardano fala sobre fraudes envolvendo a criptomoeda

O CEO da Cardano, Charles Hoskinson, dedicou um tempo para falar sobre atividades fraudulentas no mercado de criptomoedas.

Em particular, ele chamou a atenção para um vídeo que mostra golpistas usando a Cardano para convencer agricultores chineses a cair no golpe.

De acordo com um usuário no Twitter, um grupo chamado “Asian Dragons” fez um golpe usando o nome da Cardano.

O grupo é conhecido por oferecer campanhas agressivas de marketing multinível (MMN).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“UAU. Cardano sendo apresentada a ricos agricultores chineses… Não tenho certeza se devo ficar impressionado ou assustado (observe o pôster de @IOHK_Charles).”

Reputação manchada de forma injusta

Em resposta, Hoskinson expressou sua frustração e raiva diante da audácia dos golpistas, que foram ousados ​​o suficiente para usar seu rosto e logotipos para comprovar sua fraude.

“Você trabalha cinco anos em algo, coloca seu coração e alma nisso, realiza um evento gigante com 10.000 pessoas e vê flutuando pelo Telegram, Twitter, muitos canais, algum vídeo, alguns golpistas na China usando meu rosto, o logotipo da nossa empresa, o logotipo da Fundação Cardano que não tem absolutamente nenhuma afiliação conosco.”

Com isso, o CEO afirmou que os fraudadores geralmente recebem dinheiro e desaparecem sem cumprir suas promessas.

“Não tenho recurso para isso. Não posso processá-los, não tenho ideia de onde eles estão, o que está acontecendo. Isso acontece o tempo todo. O mesmo acontece com Vitalik Buterin e Ethereum. O mesmo vale para o Brad Garlinghouse e a XRP.”

Hoskinson explicou que há pouco que ele ou qualquer outra pessoa possa fazer para combater esse tipo de atividade ilegal.

Além disso, desde que o vídeo se tornou viral, as pessoas acusaram Cardano de ser cúmplice da fraude.

“Vimos toneladas e toneladas de tweets, pessoalmente enviadas a mim, enviadas à Fundação, em nossos grupos oficiais do Telegram de um determinado vídeo, repetidas vezes, dizendo ‘por que você está enganando os agricultores chineses?’.”

Hoskinson afirmou que os golpes com criptomoedas acontecem todos os dias, especialmente em relação às que estão em mais destaque no mês.

Embora as vítimas percam dinheiro, empresas legítimas, como a Cardano, também perdem, desviando tempo e recursos para lidar com as consequências.

“Pense na bagunça que sai, porque quando essas pessoas descobrem que foram enganadas, elas não vão para os golpistas, elas vêm até nós, reclamam e dizem: ‘por que você fez isso?’ E então temos que desvendar essa coisa toda.”

A fraude é um problema em todo o setor de criptomoedas

Hoskinson ainda afirmou que as vítimas de fraude de criptomoedas geralmente ficam cansadas do mercado de criptomoedas como um todo.

Nesses casos, o que aconteceu com eles mancha toda a visão do espaço de criptomoedas. Por esse motivo, Hoskinson acredita que a essas fraudes prejudicam todos no espaço de criptomoedas, não apenas a vítima.

“Eles odeiam onde quer que sejam enganados, dizem que Bitcoin é uma farsa, Ethereum é uma farsa, toda essa coisa de criptomoedas é uma farsa. Isso machuca todas as pessoas do nosso setor quando isso acontece.”

Ele não é o único

O fundador e CEO da Mercato Blockchain, Ilias Louis Hatzis, concorda com o sentimento de Hoskinson. Ele vê a fraude usando criptomoedas como um enorme obstáculo à adoção em massa.

Mas parte da questão se resume a que os fraudadores estão à frente dos reguladores em termos de entendimento da tecnologia e das autoridades de exploração que demoram a agir.

“Alguns reguladores não entendem a tecnologia suficientemente bem para implementar leis de regulamentação adequadas. Os EUA levaram quase 10 anos para se posicionar através do IRS e da SEC.”

Levando isso em conta, legitimar as criptomoedas exigirá mais do que confiar nas autoridades para fazer sua parte.

Leia também: Fundador da Cardano explica como ela difere de Bitcoin e Ethereum

Leia também: Como identificar golpes com Bitcoin e se proteger?

Leia também: Criminosos roubam R$ 236 mil de cliente do Banco do Brasil e compram criptomoedas no Mercado Bitcoin

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.