Categorias Notícias

Fundador da Cardano critica YouTube por permitir golpes com criptomoedas

Os golpes usando criptomoedas são um aspecto recorrente do mercado. Eles começaram em 2013, foram acelerados em 2017 e estão sempre presentes desde então.

Charles Hoskinson, fundador da Cardano, criticou o YouTube devido aos golpes usando criptomoedas que têm aparecido com cada vez mais frequência na plataforma.

No golpe em questão, os golpistas postam vídeos e anúncios elaborados dizendo “envie-me 1 ETH e eu enviarei 2 ETH de volta”.

O que torna isso preocupante é que os anúncios de criptomoeda, por si só, são censurados e não são permitidos na gigante plataforma de vídeos – mas para golpes, aparentemente, são permitidos permitidos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Fundador da Cardano critica YouTube

Hoskinson afirmou que um desses golpes que estava circulando pelo YouTube usando partes de sua última palestra para atrair mais pessoas.

“Chegou ao meu conhecimento que um golpe estava usando minha palestra para promover uma oferta. Isso é um golpe. Por favor, reporte para o YouTube. Tomaremos medidas legais se pudermos contra os responsáveis”.

O vídeo, agora removido, pega diversas falas do Hoskinson para tentar legitimar o golpe e atrair cada vez mais usuários.

Para os espectadores ingênuos, isso poderia ter sido interpretado como uma oferta oficial de Cardano.

Onda de golpes

Esse não é o único golpe. Desde o halving do Bitcoin em maio, o número de golpes na plataforma aumentou consideravelmente.

Conforme relatado pelo CriptoFácil, até mesmo Elon Musk foi uma das imagens usadas nesses golpes.

Um usuário mostrou que a Binance também está passando por esse problema, com diversos golpes usando a imagem do seu CEO, Changpeng Zhao.

“Não é apenas a Cardano, também usam o nome da Binance. Eu acho que os golpes em geral devem estar aumentando e o Youtube parece um pouco impotente para impedi-lo.”

Processo contra o YouTube

Em abril de 2020, a Ripple processou o YouTube por não controlar os golpes desenfreados em execução em sua plataforma.

Um relatório da Ripple citou à época:

“O YouTube e outras grandes plataformas de tecnologia e mídia social devem ser responsabilizadas por não implementar processos suficientes para combater esses golpes.”

No Reddit, os membros da comunidade tentaram explicar como o golpe foi perpetuado.

Como visto na foto abaixo, os golpistas têm o cuidado de remover qualquer menção às criptomoedas ou quaisquer termos relevantes.

Fazendo isso, os algoritmos do YouTube são enganados até a intervenção manual. Os usuários ainda relataram que os golpes estavam aumentando desde janeiro deste ano, com diversas exchanges sendo usadas como alvos.

Os usuários do YouTube podem enviar um e-mail para legal@support.youtube.com, caso encontrem algum golpe de criptomoeda.

Além disso, o velho ditado se aplica para evitar qualquer perda de fundos para os golpistas: se é bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Leia também: Cardano pode estar apenas no começo de sua alta, revela relatório

Leia também: Altcoins valorizam e Bitcoin perde 2% de dominância em uma semana

Leia também: Pesquisador afirma que Ethereum 2.0 será lançado somente em 2021

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.