Categorias Notícias

Forte queda no hash rate do Bitcoin Cash pós-halving aumenta risco de ataque de 51%

Após ter experimentado um congelamento de rede logo após o halving, o Bitcoin Cash pode ser vítima de outro problema em breve: o risco de um ataque de 51% diminuiu bastante após o corte de recompensa.

De acordo com o f2pool, a taxa de hash do Bitcoin Cash caiu de quase 4.200 pentahashes por segundo (PH/s) para apenas 720 PH/s dentro de dois dias após o halving. Embora nas últimas cinco horas, a taxa de hash do Bitcoin Cash tenha dobrado e chegado a 1.600 PH/s, ainda é quase três vezes menor do que o seu pico.

Isso ocorreu devido a um aparente êxodo em massa dos mineradores, que resolveram abandonar a rede. Isso resultou em uma queda de mais de 80% do poder de processamento da rede (hash rate) em dois dias. Como resultado, o lançamento de um ataque de 51% ao BCH atualmente custa menos de US$10.000,00 (R$51.000,00) por hora, levantando preocupações sobre a segurança da rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um ataque de 51% ocorre quando a maioria dos mineradores (50% +1) usa seu domínio sobre o hash rate para tomar o controle de uma determinada rede. Quanto menor o poder de processamento total da rede, menor é o custo para implementar este ataque.

Em 24 de maio de 2019, os dois maiores pools de mineração da rede do Bitcoin Cash – BTC.top e BTC.com – executaram um ataque de 51% para impedir que uma entidade explorasse uma vulnerabilidade na rede, que teria deixado algumas moedas “soltas na rede”.

Risco para o Bitcoin?

A comunidade de entusiastas de criptomoedas começou a especular se a forte queda no hash rate do Bitcoin Cash é um sinal do que está por vir para o Bitcoin, cuja rede se prepara para uma redução de recompensa em bloco, a ser implementada em aproximadamente 33 dias.

“[Os] mineradores de Bitcoin são mais f*** do que os mineradores de Bitcoin Cash se a taxa de hash cair subitamente 75% em um único dia. O Bitcoin Cash ajusta sua dificuldade a cada 24 horas. O Bitcoin ajusta sua dificuldade a cada 14 dias. Portanto, os mineradores de Bitcoin operam com perdas por um período muito mais longo, até que a rede possa operar como normal novamente (a menos que haja algumas mudanças de pânico de última hora no protocolo de ajuste de dificuldade).”

Recentemente, o CriptoFácil relatou que o hash rate do Bitcoin despencou impressionantes 45% durante a forte queda experimentada em 11 de março. No entanto, a rede se manteve resiliente e praticamente imune a quaisquer tentativas de ataques de 51%.

Leia também: Tether anuncia lançamento de USDT usando blockchain do Bitcoin Cash

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.