Mercado

Forte pressão de venda é esperada para o Bitcoin nos próximos meses, diz Coinbase

O mercado de Bitcoin (BTC) enfrenta uma potencial “tempestade” com previsões que apontam para uma forte pressão de venda nos próximos meses.

A causa desse cenário iminente reside na devolução dos Bitcoins mantidos pela antiga exchange Mt. Gox aos seus credores até 31 de outubro de 2024, conforme relatório da Coinbase.

Com a expectativa desses BTC inundando o mercado, espera-se uma queda nos preços do Bitcoin no primeiro semestre de 2024. Esses Bitcoins estão agora no lucro e seus detentores foram obrigados a mantê-los por quase uma década, levantando incertezas sobre se serão vendidos ou mantidos em busca de maior valorização.

Segundo a exchange, a devolução de mais de 140.000 BTC para os credores da Mt. Gox adiciona volatilidade ao mercado, dificultando uma estimativa precisa sobre o impacto nos preços.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Mt. Gox faliu em 2014 após um hack que resultou no roubo de 850 mil Bitcoins, deixando milhares de usuários sem acesso aos seus fundos. Desde então, a exchange está em processo de liquidação e reabilitação, desencadeando uma série de desdobramentos legais e judiciais.

Impacto no Bitcoin

Além disso, a expectativa de desvalorização do BTC é influenciada pelo processo de liquidação de 3,4 bilhões em ativos digitais da falida exchange FTX. Embora a Coinbase explicite que esses tokens estão sujeitos a limites de venda semanais de US$ 100 milhões, há preocupações sobre seu impacto potencial.

Apesar desses desafios, a Coinbase prevê que o Bitcoin permanecerá como âncora da classe de ativos digitais em 2024. A perspectiva otimista se baseia na expectativa de ETFs de Bitcoin à vista (se aprovados) e no halving.

Os ETFs spot podem atender à demanda de investidores e instituições interessados em criptoativos. Enquanto isso, o halving, um mecanismo de redução da recompensa dos mineiros pela metade, é visto como um catalisador para movimentos de alta no BTC, embora sua causalidade seja menos precisa do que se acredita.

A Coinbase enfatiza o potencial do halving em 2024, especialmente com um possível abrandamento do crescimento global e a redução das taxas de juros pelos bancos centrais, incluindo a Reserva Federal.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.