Categorias Notícias

Força aérea dos EUA fecha contrato com startup de blockchain para gestão de Big Data

A Força Aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês) fechou uma parceria com a Constellation, uma startup de gerenciamento de dados (Big Data) baseada em blockchain, informou a Cointelegraph nesta quarta-feira, 28 de agosto.

A parceria foi confirmada no mesmo dia, por meio de um comunicado de imprensa emitido pela Constellation. A Força Aérea também emitiu uma declaração na qual explica melhor o escopo da parceria.

“O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea e a AFWERX se uniram para agilizar o processo de pesquisa de inovação em pequenas empresas em uma tentativa de acelerar a experiência, ampliar o conjunto de possíveis candidatos e diminuir a sobrecarga burocrática.”

Necessidade de defesa

O vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Constellation Benjamin Diggles, responsável pela parceria, observa ainda que a USAF possui muitas fontes de dados que precisam ser protegidas, como informações sobre drones, aviões e satélites.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ele também acrescenta que “dados limpos e consolidados, que podem ser consultados instantaneamente, são uma grande necessidade dentro do aparato de defesa do país”.

Por virem de diferentes fontes, os dados são desconectados, complexos e exigem mão de obra significativa para lidar com a perícia, planejamento e coleta. A Constellation diz que pode fornecer uma plataforma de gerenciamento de dados segura, escalável e descentralizada que pode ser integrada tanto a tipos de dados legados quanto futuros. A empresa também afirma:

“A Constellation fornece segurança descentralizada não apenas aos pipelines de dados da Força Aérea, com criptografia dos dados, mas também cria trilhas de auditoria e uma visão geral ao vivo do status de qualquer fonte de dados.”

Conforme relatou o CriptoFácil, a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) iniciou a fase de testes de uma tecnologia blockchain para o registro de dados de vôos.

Leia também: ANAC inicia fase de testes de blockchain para registro de dados da agência

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.